O Smashing Pumpkins lançou a edição de 25º aniversário de “Machina/The Machines of God”. O quinto álbum de estúdio da banda, originalmente de 2000, chega agora remixado e remasterizado, incluindo a faixa “Speed Kills”, que não fez parte do lançamento inicial.
A nova versão apresenta músicas com edições estendidas e outras encurtadas. Para colecionadores, um box set comemorativo oferece 80 músicas. Este pacote está disponível na Madame Zuzu’s, casa de chás de Billy Corgan em Highland Park, Illinois, e no site oficial da banda. O box set inclui a versão revisitada de “Machina/The Machines of God”, “Machina II/The Friends & Enemies of Modern Music” (lançado independentemente em 2000), e 32 faixas adicionais, como demos, outtakes e gravações ao vivo. Uma opção mais simples é o vinil avulso do álbum.
“Machina/The Machines of God” foi lançado em fevereiro de 2000 e marcou um período de transição para o grupo. Foi o último trabalho gravado com a formação clássica antes da saída da baixista D’arcy Wretzky. O disco foi concebido como um álbum conceitual, abordando temas de fé, redenção e esgotamento emocional. Na época, o álbum foi bem recebido pela crítica por sua proposta artística, embora não tenha repetido o sucesso comercial dos anos 1990.
Em junho, quando a reedição foi anunciada, Billy Corgan comentou sobre o significado do trabalho: “‘Machina’ foi pensado como nosso canto do cisne, e foi realmente um trabalho de amor dar vida a ele, por mais quebrados que estivéssemos na época.”