fbpx

MC5 lança single “Can’t Be Found” do novo disco “Heavy Lift”

A banda lendária de Detroit de proto-punk, MC5, acaba de lançar “Can’t Be Found”, o segundo single de seu aguardado álbum “Heavy Lifting”, que tem lançamento marcado para 18 de outubro. A faixa é uma amostra poderosa da fusão de rock pesado e funk que caracteriza o álbum, com riffs de guitarra eletrizantes que capturam a essência do membro fundador Wayne Kramer. Kramer, juntamente com o baterista original do MC5, Dennis Thompson, e o guitarrista do Living Colour, Vernon Reid, apresentam uma música marcante que prepara o terreno para o lançamento do álbum.

Originários das ruas ásperas de Detroit na metade dos anos 60, o MC5 revolucionou o rock com sua fusão ardente de garage rock, blues, soul, free jazz e proto-punk. Conhecidos por suas performances ao vivo incendiárias e uma postura política radical de esquerda, eles não só estabeleceram o padrão para o punk e o rock de protesto, mas também influenciaram inúmeros músicos como Ramones, The Clash, Rage Against The Machine, The White Stripe, Slash, entre outros, moldando o som do punk e do rock alternativo para as futuras gerações.

A earMUSIC está prestes a lançar o primeiro disco do MC5 em mais de 50 anos (desde “High Time” de 1971) com o álbum “Heavy Lifting”, um dia antes da banda ser introduzida no Rock And Roll Hall Of Fame de 2024, onde receberão o “Prêmio de Excelência Musical”. “Heavy Lifting” conta com a guitarra e os vocais do membro fundador Wayne Kramer, que também co-escreveu 12 das 13 músicas do álbum em parceria com o cantor/compositor de Oakland, Brad Brooks. Kramer, ativo na indústria por cinco décadas, foi o último membro ativo do MC5. Ele faleceu repentinamente em fevereiro, seguido pela morte do baterista Dennis “Machine Gun” Thompson em maio, marcando a última gravação de estúdio de Thompson.

“Heavy Lifting” foi gravado com o icônico produtor Bob Ezrin (Lou Reed, Alice Cooper, Kiss) e apresenta uma escalação de estrelas de amigos e colegas musicais de Kramer, incluindo Slash (Guns N’ Roses), Tom Morello (Rage Against The Machine), William DuVall (Alice In Chains), Vernon Reid (Living Colour), Don Was e Tim McIlrath (Rise Against), permitindo um esforço colaborativo que preenche a lacuna entre gerações de músicos inspirados pela abordagem destemida do MC5 à música e ao ativismo. A amplitude do impacto do MC5 pode ser ouvida por todos os músicos do álbum, incluindo Vicki Randle (Aretha Franklin), Stevie Salas (Parliament Funkadelic, Rod Stewart), Abe Laboriel Jr. (Paul McCartney), Winston Watson Jr. (Bob Dylan) e Joe Berry (M83). Muito mais do que uma viagem pela memória, “Heavy Lifting” é uma afirmação retumbante de que o espírito do punk perdura.

Em uma entrevista à Uncut em novembro de 2023, Kramer falou sobre o álbum e deixou uma mensagem: “Viva muito e mantenha-se criativo”.

Ouça abaixo Can’t Be Found do MC5

Autor

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *