Mick Box, do Uriah Heep, não fará primeiros shows da turnê europeia; substituto é anunciado

Luis Fernando Brod
3 minutos de leitura
Mick Box. Crédito: Joel Barrios.

O guitarrista Mick Box não participará dos primeiros shows da turnê europeia “The Magician’s Farewell” do Uriah Heep. A banda informou na última quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, que Box adoeceu e ficará fora das datas iniciais na região escandinava. A turnê tem início nesta quinta-feira, 22 de janeiro, em Tampere, Finlândia.

Para os shows em que Box não poderá estar presente, Sam Wood, guitarrista do Black Star Riders e do Wayward Sons, assumirá a posição. A escolha de Wood teve a aprovação de Mick Box.

Em comunicado, a banda declarou que está acompanhando a recuperação de Mick diariamente e que ele retornará assim que estiver apto. O guitarrista enviou saudações e desculpas ao público. Agradeceram também a compreensão dos fãs e pediram que recebam Sam Wood.

Sam Wood também se manifestou nas redes sociais, expressando honra pela oportunidade de substituir Mick Box. Ele descreveu o período de preparação como um aprendizado intenso, com muito treino para dominar as músicas e as partes de guitarra. Wood desejou uma rápida recuperação a Box.

Mick Box, de 78 anos, é o único membro remanescente da formação original do Uriah Heep. Até o momento, não há novas informações sobre seu estado de saúde.

Em tempo

A banda britânica de rock progressivo, começou a etapa escandinava de sua turnê de despedida em 22 de janeiro, na cidade de Tampere, Finlândia. O show contou com a presença de Sam Wood, guitarrista do Black Star Riders e do Wayward Sons, que substituiu Mick Box.

Mick Box, guitarrista fundador do Uriah Heep, está ausente de algumas datas da turnê por motivos de saúde, conforme comunicado oficial do grupo. Box não havia perdido nenhum show da banda desde sua formação em 1969.

A turnê de despedida, intitulada “The Magician’s Farewell”, foi anunciada em setembro de 2024 e terá início com sete apresentações no Reino Unido em fevereiro de 2025.

Em entrevista à revista Classic Rock no ano passado, Box explicou os motivos para a decisão de encerrar as turnês. “Estamos ficando mais velhos e, desde o Brexit e a Covid, está se tornando cada vez mais difícil fazer turnês, tornando quase impossível fazer as longas turnês que gostamos de fazer”, disse Box. Ele acrescentou que “os preços dos ônibus de turnê triplicaram” e que “o governo só nos permite 90 dias fora do país”, o que dificulta a logística.

Após a apresentação em Tampere, o Uriah Heep tem mais 14 shows programados na Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *