MONCHMONCH lança “MARTEMORTE”: álbum que encarna o mundo em colapso e que chega com vinil e HQ 

Algo entre a trilha sonora do fim do mundo e os ecos de uma realidade interplanetária: é assim que soa MARTEMORTE, disco que o paulistano MONCHMONCH apresenta agora pelo selo português Saliva Diva, em colaboração com a Seloki Records. Gravado no Brasil e em Portugal, o trabalho foi apelidado pelo artista de punk experimental de “álbum-quadrinho”, pois chega acompanhado de uma HQ com interpretações visuais das nove músicas que compõem o repertório. Além disso, o lançamento acontece também em vinil – que conta com um lado B exclusivo que estará disponível somente em mídia física. Ouça o álbum aqui.  

Inicialmente pensado como um EP despretensioso de músicas gravadas com a formação da banda no Brasil (MONCHMONCH conta com integrantes diferentes em Portugal), o projeto atravessou transformações sucessivas até emergir como um disco conceitual, construído entre dois continentes e múltiplas linguagens. O conceito em questão é o cenário que engloba o trabalho: bilionários colonizam Marte e, de lá, assistem — e contribuem — para o colapso da Terra. Absurdos do mundo pós-moderno são expostos com humor, ironia e um apego simbólico ao pão de queijo, transformado aqui em alegoria de desejo, poder e banalidade. Esse pano de fundo narrativo é sintetizado na faixa JEFF BEZOS PAGA UM PÃO DE QUEIJO

O processo de criação foi marcado por um trânsito colaborativo. O ambiente sonoro do disco, que vai de Viagra Boys a Tom Zé, começou com músicas como BOLINHA DE FERRO e CITY BUNDA – que aborda São Paulo de maneira escatológica –, e com parcerias com produtores como cleozinhu (Duo Chipa, Manobra Feroz) e Sammy Shirts. Depois expandiu-se para Portugal, onde o artista montou outra formação da banda, com integrantes que também fazem parte do projeto Baleia Baleia Baleia, e produziu novas faixas, como VELHOS BRANCOS VELHOS CAREQUINHAS, que reflete suas experiências precarizantes como um imigrante. 

No Brasil, participam da banda de MONCHMONCH: Alice Rocha (backing vocal), Omar da Matta (bateria), José Victor Barroso e Caio Colasante (guitarras) e Valentim Frateschi (baixo). Já em Portugal, participam: Manuel Molarinho (baixo), Ricardo Cabral (bateria), Matias Ferreira (guitarra) e José Silva (synth e guitarra).

HQ

Com o universo musical do álbum consolidado, o artista decidiu associar a obra à linguagem das HQs. “Senti a necessidade de colocar tudo isso em imagem, e desde sempre fui muito ligado a histórias em quadrinhos, não à toa, o próprio nome MONCHMONCH vem daí. É uma onomatopeia para expressar algo sendo devorado”, conta. Para materializar MARTEMORTE na HQ que será vendida nos shows, ele convidou os artistas Atópico, Luvas Novas, Lori Rodrigues, Marcilío Pires, Violenciazinha, Sophia Tegoshi, Sofia Belém, Bruno Xavier e Luís Barreto. A arte do prefácio é de Bia Oliveira, e o design e a edição foram feitos por Alice Rocha.

Vinil

Além do álbum principal, o vinil traz um lado B exclusivo: um segundo disco, intitulado DOS ENTULHOS LOUCOS CAVAM SOL, mais íntimo e introspectivo, com produção de Ukaro Yamoto — alter ego de um produtor português que flerta com o anonimato ficcional. Nessa face B, MONCHMONCH explora outra frequência: violões, sintetizadores, arranjos e letras que falam menos do mundo e mais do lado de dentro. Nas canções, o artista divide os violões com Omar (que na versão brasileira da banda participa como baterista), e se afasta da crônica social para se aproximar da melancolia de referências como Radiohead e Elliot Smith.

Turnê

Antes de trazer o show de lançamento do disco para o Brasil, MONCHMONCH vai realizar uma turnê em Portugal, que começa no dia 21 de Junho, no festival Basqueiral, em Santa Maria de Lamas. Confira as datas: 

21.06 | Basqueiral – Santa Maria de Lamas

22.06 | RCA/Radioclube Agramonte – Porto (Festa de lançamento do disco)

26.06 | Damas – Lisboa

27.06 | Carpe Diem – Santo Tirso

28.06 | Artolas Fest – Arco de Baúlhe

05.07| Lúcia-Lima Associação Cultural – Cantanhede

06.07 | Bragança – Museu do Abade de Baçal

12.07 | Festival ROCKinBARCO – Guimarães 

14.07 | TBA

Ouça abaixo “MARTEMORTE” de MONCHMONCH

Autor

  • Leia mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *