Músico e compositor folk cult Bill Fay morre aos 81 anos

A música perdeu um de seus poetas mais discretos, o músico folk Bill Fay faleceu aos 81 anos, em Londres, no último dia 22 de fevereiro. A notícia foi confirmada pela gravadora Dead Oceans, que descreveu sua partida como “pacífica”. Fay lutava contra o Parkinson, mas a causa oficial da morte não foi revelada.

Nascido em 1943 no norte de Londres, Fay começou a compor enquanto estudava eletrônica no País de Gales. Seus primeiros registros chamaram a atenção de Terry Noon, ex-baterista de Van Morrison, que o ajudou a assinar com a Decca Records. Ele lançou dois álbuns nos anos 1970: “Bill Fay” e “Time of the Last Persecution”. Apesar do talento, suas obras não alcançaram sucesso comercial na época.

Após ser dispensado pela gravadora, Fay abandonou temporariamente a música. Trabalhou como jardineiro, pescador e colhedor de frutas até ser redescoberto nos anos 1990. O produtor Jim O’Rourke apresentou seus discos ao líder do Wilco, Jeff Tweedy, que passou a incluir “Be Not So Fearful” em shows. Essa nova onda de reconhecimento levou Fay a lançar três novos álbuns entre 2012 e 2020.

Tweedy definiu a obra de Fay em entrevista ao Guardian em 2024: “Simples e elegante. É alguém contribuindo com beleza sem ambições ou modismos”. Fay nunca excursionou e fez apenas uma aparição na TV, no programa Later… with Jools Holland. Segundo a Dead Oceans, ele trabalhava em um novo álbum antes de sua morte. Resta saber se esse trabalho será concluído e lançado.

Ouça abaixo Time Of The Last Persecution segundo álbum de Bill Fay

Autor

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *