Ozzy Osbourne, que faleceu em julho, passou seus últimos anos assistindo a entrevistas de Ronnie James Dio no YouTube. A revelação, feita no documentário “Ozzy: No Escape from Now”, mostra um lado inesperado da relação entre os dois vocalistas do Black Sabbath, marcada por uma antiga rivalidade.
Ozzy e Dio foram figuras centrais nos álbuns mais populares do Black Sabbath. Osbourne, da formação original, gravou nove discos de estúdio com a banda. Dio, que o substituiu, esteve em três registros de inéditas sob o nome do Sabbath e mais um com o projeto Heaven & Hell. A relação entre eles foi historicamente tensa, com provocações públicas.
Nos anos recentes, Ozzy suavizou o discurso e chegou a elogiar Dio, especialmente após seu falecimento em 2010.
Conforme a Rolling Stone, Ozzy passava muito tempo em frente à televisão desde 2019, devido a problemas de mobilidade. Ele acompanhava programas sobre histórias reais de assassinos, Segunda Guerra Mundial e Guerra do Vietnã. Em meio a essa programação, surgiam entrevistas de Ronnie James Dio no YouTube.
Sharon Osbourne, esposa e empresária de Ozzy, comentou sobre o hábito: “Eu chegava e perguntava: ‘Por que você está assistindo ao Ronnie?’. Ele disse: ‘Sinto pena dele. Me sinto péssimo’.”
Sharon afirmou que seu marido nunca ouviu nenhum dos álbuns gravados por Dio no Black Sabbath. Ela também relembrou um episódio envolvendo os dois: “Ele [Ozzy] nunca pôde conhecer Ronnie. A primeira vez que o conheceu foi quando ele tentou esfaqueá-lo no Rainbow [bar em Los Angeles]… com um garfo.”
A empresária concluiu: “Ele nunca conheceu o cara de verdade e nunca entendeu sua música. Então ele se sente muito mal. Daí ele assiste às entrevistas do Ronnie James Dio e eu fico tipo: ‘que p#rra você está fazendo?’.”