Após 8 anos, Samael retorna com Black Matter Manifesto

Luis Fernando Brod
2 minutos de leitura
Samael. Foto: Cyril Perregaux.

Black Matter Manifesto marca o retorno do grupo suíço Samael, oito anos depois do álbum “Hegemony”, de 2017.

A faixa, divulgada nesta semana, tem duração curta, riffs densos e evidência maior de black metal em relação ao costumeiro toque industrial da banda. Em comunicado, o vocalista e guitarrista Vorph explicou que “os opostos na vida sempre foram tema recorrente nas letras, e finalmente encontram resolução em ‘Black Matter Manifesto’. A busca pela harmonia termina onde a escuridão reina”.

A produção da música ficou a cargo do alemão Sky van Hoff, conhecido por trabalhos com Lindemann e Sleep Token. O novo single chega enquanto os fãs aguardam um álbum inédito, previsto apenas para 2026, segundo planos recentes do grupo.

Enquanto isso, o Samael mantém agenda restrita de apresentações. Estão confirmados shows em 7 de novembro em Atenas (Gazarte) e 8 de novembro em Tessalônica (Eightball Club), além de aparições no Braincrusher Fest, em Hirschaid (28 de março), e no Inferno Festival, em Oslo (4 de abril).

“Black Matter Manifesto” já está disponível nas plataformas digitais e reforça a fase criativa da banda, que pretende lançar ao menos mais uma faixa ainda este ano antes de concentrar esforços no próximo álbum completo.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *