Shows de Morrissey na Turquia previstos para dezembro foram cancelados sem explicação oficial, após críticas ao posicionamento pró Israel do cantor.
As apresentações estavam marcadas para 16 de dezembro, na Volkswagen Arena, em Istambul, e para 18 de dezembro, no ATO Congressium, em Ancara. Ambas desapareceram do site oficial do artista, e a Ticketmaster passou a exibir o status “cancelado”. Até o momento, nem Morrissey nem os organizadores locais comentaram a decisão.
A reação teve início em 8 de outubro, quando o usuário turco do X (antigo Twitter) @TheLaikYobaz compartilhou um vídeo de 2012 em que Morrissey aparece envolto em uma bandeira de Israel durante show em Tel Aviv. A postagem, vista quase um milhão de vezes, afirmava: “Este concerto não deve acontecer enquanto crianças morrem na Palestina. Este concerto deve ser cancelado!”.
Morrissey recebeu a chave da cidade de Tel Aviv em 2012 e, ao se apresentar em Binyamina, em 2023, declarou ao público: “Estou muito feliz por estar aqui, no país de Deus, o coração do mundo”.
O cancelamento ocorre poucos dias depois de Robbie Williams ter sua estreia em Istambul suspensa por “segurança pública”, após críticas semelhantes por ter tocado em Israel no ano passado. Paralelamente, Morrissey anunciou seu único show no Reino Unido em 2026, agendado para 28 de fevereiro na O2 Arena, em Londres.