Spotify: anúncios do ICE não violam regras da plataforma

Luis Fernando Brod
2 minutos de leitura
Spotify. Foto: Thomas Fuller/SOPA Images/LightRocket via Getty Images.

Anúncios do ICE no Spotify seguem a política interna de publicidade do serviço de streaming, segundo um porta-voz da empresa consultado pelo jornal The Independent (via NME).

Os vídeos veiculados convidam moradores dos Estados Unidos a se tornarem agentes da Agência de Imigração e Alfândega (ICE) e incluem a frase: “em cidades santuário, você é obrigado a recuar enquanto ilegais perigosos ficam livres”. A plataforma declarou que os materiais fazem parte de uma campanha ampla do governo norte-americano em TV, serviços de streaming e canais on-line, não infringindo, portanto, suas diretrizes.

A justificativa não conteve a reação do público. Diversos usuários relataram nas redes sociais o cancelamento de suas assinaturas, criticando a presença de propaganda estatal que classifica imigrantes como ameaças. Postagens de perfis como @WajahatAli e @TOPMerchAlerts ganharam repercussão ao incentivar a migração para concorrentes, como Apple Music e Tidal.

A polêmica soma-se a outras que envolvem o Spotify. Nos últimos meses, artistas como King Gizzard & The Lizard Wizard retiraram temporariamente seus catálogos em protesto contra investimentos do então CEO Daniel Ek em tecnologia militar baseada em inteligência artificial. Ek deixará o comando da empresa em 1º de janeiro de 2026, sendo substituído por Alex Norström e Gustav Söderström.

Enquanto isso, denúncias de abusos em centros de detenção do ICE continuam mobilizando músicos e fãs. Bad Bunny, Olivia Rodrigo e Shakira já manifestaram oposição às ações da agência, reforçando a pressão sobre plataformas que aceitam publicidade governamental.

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