Steven Wilson confirmou que seu novo álbum de estúdio está “quase pronto” e descreveu o material como “muito estranho” durante conversa com Jonathan Cornell, do podcast Immersive Audio Album (via Blabbermouth).
Segundo o músico, o trabalho contrasta com “The Overview”, lançado em 2025. Enquanto o disco anterior explorava arranjos grandiosos inspirados no cosmos, o projeto atual é mais “insular”, com faixas que formam “um único bloco de música” e trazem estruturas angulares e experimentais.
Wilson explicou que intensificou o uso de design de som, apostando em efeitos que criam ambientes específicos. Ele recorreu a gravações lo-fi, reverberações de mola e decisões de mixagem em mono para realçar pequenos detalhes em sistemas estéreo, 5.1 e Atmos. “Colocar um elemento pequeno em um ponto exato da sala pode ser tão eficaz quanto um som imersivo gigante”, afirmou.
O artista também contou que tocou instrumentos inéditos em sua discografia, incluindo bateria, violino, oboé e harmônio. Apesar da estética deliberadamente “enferrujada”, o álbum incorpora tecnologias recentes e deverá ganhar uma mistura Atmos inédita em sua carreira.
No início de fevereiro, Wilson lançou a plataforma Headphone Dust, dedicada a edições de alta resolução, 5.1 e Atmos de seu catálogo. O primeiro título disponível é “Impossible Tightrope: Live In Madrid”, registro exclusivo do show que encerrou a etapa europeia da turnê “The Overview” em 2025. O site também oferece novas versões de “The Raven That Refused to Sing”, “The Overview”, “The Harmony Codex” e anunciou que “Hand. Cannot. Erase.” receberá mixagem Atmos em breve.



