Os Charlatans, grupo britânico, lançará seu 14º álbum de estúdio, “We Are Love”, em 31 de outubro, via BMG. O trabalho chega oito anos após “Different Days”, de 2017. A banda colaborou com Dev Hynes (Blood Orange), Fred Macpherson (Spector) e Stephen Street (The Smiths, Blur).
O primeiro single, que dá nome ao disco, foi hoje dia 14 de julho. Tim Burgess, vocalista da banda, descreveu a canção como uma “viagem de carro com capota aberta nos créditos de seu filme favorito” em entrevista para NME. Para ele, a faixa possui um “momento de transcendência”.
A letra de “We Are Love” aborda perspectivas opostas em um relacionamento, mas com a mensagem de que o amor supera tudo. Burgess explicou que a música foi uma das primeiras a serem escritas e serviu como um guia para a sonoridade do álbum.
O novo álbum marca o retorno dos Charlatans ao estúdio Rockfield, no País de Gales, local com muita história para a banda. Rob Collins, ex-tecladista, faleceu nas proximidades do estúdio, e o local não era usado pelo grupo há anos.
Dev Hynes, produtor do disco, incentivou a banda a “reconectar-se com seu lugar de origem”. Burgess mencionou que Hynes possui uma “leveza de toque” e buscou a essência dos Charlatans.
Além de Hynes, Fred Macpherson e Stephen Street também participaram da produção. Street, conhecido por seus trabalhos com The Smiths e Blur, contribuiu em algumas faixas.
Tim Burgess lançou três álbuns solo desde o último trabalho dos Charlatans. Ele considera que esse tempo foi importante para que a banda sentisse novamente o desejo de criar algo relevante.
Todos os 11 temas de “We Are Love” foram aprovados por todos os integrantes, algo que Burgess considera um feito notável. “Acho que é o melhor disco que já fizemos”, disse ele ao NME.
O álbum conta com participações limitadas de colaboradores. Kevin Godley, do 10cc, gravou vocais de apoio, e Peter Gordon tocou saxofone.