O músico Toni Garrido, ex-vocalista da banda Cidade Negra, apresentou uma nova versão da canção “Girassol” no programa Altas Horas, exibido no último sábado (4). A mudança na letra foi notada pelos fãs e explicada pelo próprio artista durante a atração.
Garrido revelou que, após 25 anos cantando a música, percebeu que um trecho da letra original era problemático. O verso em questão dizia: “A verdade prova que o tempo / É o senhor dos dois destinos / Dos dois destinos / Já que, pra ser homem, tem que ter / A grandeza de um menino”. Ele descreveu a passagem como “hétero, machista, top, horrível”.
A nova composição substitui os versos finais por: “A verdade prova que o tempo / É o senhor dos dois destinos / Dos dois destinos / Já que, pra ser homem, tem que ter / A grandeza de uma menina / De uma mulher”.
“Girassol” é um dos maiores sucessos do Cidade Negra, lançada no álbum “Acústico MTV” de 2002. A faixa é a mais ouvida do grupo nas plataformas de streaming, com mais de 100 milhões de reproduções no Spotify.
A alteração gerou diferentes reações entre os fãs. Alguns expressaram confusão, afirmando não ver conotação negativa na letra original. Um comentário de um fã questionou se o sentido de “ter a pureza, o cuidado, a sensibilidade de uma criança” estava sendo mal interpretado.
Toni Garrido: "depois de 25 anos cantando a música, um dia bateu uma ficha..a letra hétero machista top, horrível.."
— Tiago Pereira (@Tiagupereira) October 5, 2025
Ele mudou a letra de Girassol de "Já que, pra ser homem, tem que ter a grandeza de um menino" para "a de uma menina, de uma mulher".
Precisava? 😬 #AltasHoras pic.twitter.com/NQsGwLUHZM