U2 lança EP surpresa “Days of Ash” com tom político

Marcelo Scherer
2 minutos de leitura
U2. Crédito: Credit: Anton Corbjin.

U2 lança EP surpresa “Days of Ash” com tom político e apresenta cinco faixas que denunciam violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, marcando o primeiro trabalho inédito do grupo desde “Songs of Experience”, de 2017.

Disponibilizado sem aviso prévio nesta quarta-feira, o EP abre com “Renée Good”, homenagem à mãe norte-americana morta por agentes do ICE em janeiro, em Minnesota. Bono descreve a tragédia com versos que citam os três filhos da vítima.

Em “Song of the Future”, a banda recorda Sarina Esmailzadeh, jovem de 16 anos assassinada durante protestos do movimento “Mulher, Vida, Liberdade”, no Irã, em 2022. A faixa busca capturar, segundo o grupo, “o espírito livre e a esperança” que marcaram a curta vida da estudante.

A presença africana surge com a nigeriana Adeola, do coletivo Les Amazones d’Afrique, que declama “Wildpeace”, poema do israelense Yehuda Amichai. Já “Yours Eternally” presta tributo ao palestino Awdah Hathaleen, colaborador do documentário “No Other Land”, morto em julho de 2025 na Cisjordânia. O mesmo tema recebe participação do ucraniano Taras Topolia, músico que se alistou após a invasão russa, além de um cameo de Ed Sheeran.

Para acompanhar o lançamento, o quarteto irlandês publicou uma nova edição de 54 páginas da revista de fãs “Propaganda”, detalhando o processo criativo. “Essas canções estavam impacientes para sair”, declarou Bono, que as define como “músicas de desafio e lamento”.

O baterista Larry Mullen Jr. reforçou que o momento “parece o certo” para divulgar material que “merece ser ouvido”. The Edge resumiu a filosofia por trás de “Days of Ash”: “A dignidade de um povo não é negociável; é o chão onde permanecemos juntos”.

LEIA MAIS:
Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *