fbpx

Universal Music e Soundlabs firmam acordo para treinamento de Inteligência Artificial

A Universal Music, a maior empresa de música do mundo, firmou um acordo com a startup de inteligência artificial Soundlabs. O objetivo é criar “modelos vocais de ultra-high fidelity oficiais para artistas usando seus próprios dados de voz para treinamento, mantendo o controle sobre a propriedade e dando a eles total aprovação e controle artístico do resultado” .

Em essência, o acordo permite que os cantores assinados pela gravadora treinem modelos de IA usando suas próprias vozes. Isso significa que, teoricamente, Jon Bon Jovi poderia gravar um novo álbum usando vocais gerados por IA sem precisar gravar sua própria voz .

O acordo garante que os artistas mantenham a propriedade dos resultados e tenham total aprovação artística sobre como eles são usados, de modo que nem todos podem fazer um novo álbum do Bon Jovi.

Em um comunicado à imprensa, a Universal Music disse: “Isso capacita artistas e produtores a explorar transformações vocais de ponta, incluindo voz para voz, voz para instrumento, fala para canto, transposição de idioma e uma miríade de transformações vocais anteriormente impossíveis. Juntos, a UMG e a SoundLabs estão colaborando para permitir que os artistas da UMG criem modelos vocais personalizados que estarão disponíveis para seus casos de uso criativo exclusivo e não estarão disponíveis para o público em geral” .

“É uma grande honra estar trabalhando com o Universal Music Group, que é voltado para o futuro e alinhado criativamente”, acrescenta o fundador da Soundlabs, BT, que os fãs de música dance podem se lembrar do hit de 1986, Blue Skies, com Tori Amos .

A Soundlabs se descreve como produtora de “ferramentas assistivas de IA treinadas de forma ética para músicos que colocam o poder nas mãos dos músicos e o mantêm lá”, mas o uso de IA tem sido proposto de maneiras mais controversas em outros lugares .

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *