fbpx

YouTube remove clássicos de Nirvana, Adele e Bob Dylan após disputa de direitos autorais

Centenas de clipes clássicos e músicas de artistas como Nirvana, Adele, Bob Dylan, Kendrick Lamar e Green Day foram removidos do YouTube devido a uma disputa de direitos autorais entre a plataforma de vídeos e a organização de direitos de execução, SESAC. O impasse resultou na indisponibilidade temporária desses conteúdos para os usuários nos Estados Unidos.

Um porta-voz do YouTube confirmou a situação ao The Hollywood Reporter no sábado, afirmando que a plataforma e a SESAC não conseguiram “chegar a um acordo justo” antes do término do contrato de direitos autorais. “Levamos os direitos autorais muito a sério e, como resultado, o conteúdo representado pela SESAC não está mais disponível no YouTube nos Estados Unidos”, declarou o representante da empresa. “Estamos em conversas ativas com a SESAC e esperamos alcançar um novo acordo o mais breve possível.”

Com isso, os canais oficiais de centenas de artistas agora estão desprovidos de qualquer conteúdo relacionado à SESAC. Para algumas bandas, como o Nirvana, o único material remanescente é de apresentações ao vivo, que são tratados de maneira diferente em relação aos direitos autorais.

Inicialmente, alguns veículos de imprensa relataram que os vídeos ainda podiam ser encontrados nas buscas do YouTube, mas estavam inacessíveis, exibindo a mensagem: “Vídeo indisponível. Este vídeo contém conteúdo da SESAC. Não está disponível em seu país”. No entanto, no momento da publicação desta notícia, os vídeos parecem ter se tornado completamente indisponíveis nas buscas e só podem ser acessados por meio de links já existentes.

Além de Nirvana, outros clipes icônicos afetados incluem “Hello”, de Adele, e “American Idiot”, do Green Day. A situação também impactou artistas como R.E.M., Burna Boy, Alice in Chains, Rush, Neil Diamond, Ariana Grande, Jack Harlow, Disclosure, Zac Brown, Rosanne Cash, Margo Price, entre muitos outros.

Até agora, as negociações para restabelecer o conteúdo continuam, mas nenhum prazo foi divulgado. Para verificar se os vídeos voltaram, você pode tentar assistir ao clipe de “Come As You Are”, do Nirvana. Se funcionar, significa que o conteúdo foi restaurado. Enquanto isso, muitos fãs podem recorrer a uploads não oficiais desses vídeos para saciar a nostalgia.

Vale ressaltar que o Brasil não foi afetado, sendo única e exclusivamente uma disputa apenas no mercado estadunidense.

Autor

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Agenda Divina Comédia

    Publicidade

    Pré-venda LP Jupiter Apple – They’re All Beatiniks

    Apoie o Jornalismo Musical Independente

    Rádio DinamicoFM


    Últimas notícias