Atualização em 6 de Junho de 2024: removeram o vídeo e o canal que disponibilizou o álbum, sinal que incomodou alguém 🙂
O que todo fã de Pink Floyd mais deseja é um álbum novo da banda, pelo menos eu desejo isso. E o que você diria se eu te falar que existe esse novo álbum e que foi criado por IA? Sim, é verdade! A empresa “Art & Intel” desenvolveu um álbum inteiramente gerado por inteligência artificial que emula o estilo sonoro do Pink Floyd, especialmente das fases mais recentes da banda, lembrando muitas vezes mais um álbum solo de David Gilmour do que um trabalho conjunto do grupo.
Minha impressão sobre este álbum é surpreendentemente positiva. A semelhança com os timbres e estilos que caracterizam os álbuns mais novos do Pink Floyd é notável. O que realmente me deixou impressionado foi a forma como a IA conseguiu emular a voz de David Gilmour. Não apenas a voz, mas os solos de guitarra e, particularmente, os solos de saxofone, instrumento frequentemente associado ao talentoso Dick Parry, são reproduzidos com uma qualidade que quase desafia a credibilidade. Ao ouvir com atenção, é como se pudesse visualizar Gilmour gesticulando enquanto canta, uma autêntica maravilha que mantém a pura essência do Pink Floyd mesmo sem os membros originais.
O álbum traz ecos de “A Momentary Lapse of Reason”, evocando um sentimento estranho, mas que pessoalmente adorei. As faixas, “The Shepherd’s Song” e “In The Ocean’s Heart” se destacaram de maneira especial para mim, capturando a essência do que sempre apreciei na banda. A resposta ao álbum tem sido um misto de surpresa e entusiasmo, com muitos fãs expressando como eles foram afetados por essa nova abordagem, pelos comentários do video no YouTube.
Claro, o álbum não é perfeito, existem momentos em que a “alma” da música parece um pouco perdida, talvez um reflexo da natureza artificial de sua criação, mas são raros esses momento, no entanto, ele está longe de ser considerado ruim. A capacidade da “Art & Intel” em capturar a essência da música do Pink Floyd, utilizando tecnologia de ponta para simular não apenas o som, mas o sentimento por trás da música, é algo espantosamente bom.
Este álbum, com 64 minutos e 35 segundos de duração, é um testamento fascinante do que a tecnologia pode alcançar no campo da música. Embora alguns puristas possam questionar a autenticidade de um álbum do Pink Floyd sem a participação direta de seus membros, não se pode negar que o esforço para manter o legado da banda vivo através da tecnologia é um feito louvável e impressionante.
1 – Keith’s Preface (intro) – 1:15
2 – When Words Collide – 10:34
3 – The Body Silent – 5:19
4 – Odyssey – 5:01
5 – Relics Of The Past – 5:07
6 – Dragons – 5:01
7 – The Shepherd’s Song – 6:52
8 – To The Center Of Your Soul – 5:23
9 – Someone Else’s Dream – 6:26
10 – In The Ocean’s Heart – 7:40
11 – Keith’s Conclusion – 0:55
12 – Rain Or Pain (bonus track) – 5:02
ISSO, NÃO É UM ÁLBUM DO PINK FLOYD.
Tudo bem Paulo? Não é mesmo, é um ábum criado por IA muito inspirado pelo Pink Floyd e diga-se de passagem é um ótimo álbum… por incrivel que pareça.
Um abraço
E as letras?
Eu procurei se tinha em algum lugar e não achei. Fiquei curioso em acompanhar para ver se tem algo “zoado”. Talvez usar a IA pra gerar as letras pra gente? Se eu conseguir atualizo o post.
Abração
Escutei um pedaço,e achei muito interessante.Gostei.
Muito bom, tem que ouvir como vc disse, “com a mente aberta”, “Relics Of The Past” bateu na veia.
Pra quem gosta de PF deixo a dica de ouvir RPWL – God’s Hes Failed, eu acho meio que a continuação do Division Bell.
Exatamente Claudio, tem que dar uma chance e ouvir, não é o verdadeiro PF, mas é inegavelmente uma obra longe de estar ruim.
Muito repetitivo e baseado nos últimos álbuns do PF…usou e abusou de vocalizações do Gilmor….mas passa… da pra ouvir sem comparações.
Mas….não é Pink floyd
Estranho. Existe autorização para isso?
Com certeza não. abraços !
Hoje dia 06/06 amanheceu tudo bloqueado e retiraram os vídeos do canal!
Que pena.
Verdade Claudio, sinal que estava bem fiel ao material dos caras e incomodou. Sorte de quem ouviu ou quem baixou o video. Já já reaparece em algum lugar
Será vendido para nós ouvintes apaixonados por apaixonados por PINK FLOYD?
Meu caro Julio, esse álbum e produto de uma fase tecnológica mais apurada no campo musical, aliás isso já ocorre desde a produção do CD ou até antes, o processo de remasterização também é essencialmente tecnológico, todos eles dando longevidade a músicas e bandas. A IA poderá contribuir muito com a música. Sensacional esse Álbum do Pink Floyd 👍
Gostei, mas não é Pink Floyd! E David Gilmour, será que gostou???
Ótima pergunta 🙂
Nossa!!!
Um álbum para aqueles malucos que curtem as modelos digitais do Instagram, acompanhando o “dia a dia” das gatas.
Francamente, não se trata de ser purista, isso é dantesco!
Mas você ouviu o álbum todo para ter essa opinião tão forte? Ouça sem pré conceitos
Sem comentários…
Onde conseguiria as letras?
Fisicamente não existe a presença dos músicos, mas a IA com certeza trás o magnifico do DNA incorporado, parabéns a essa tecnologia e seus Técnicos amantes do PINK!
Gostei . Se não soubesse pensaria que fosse o Floyd
Será disponibilizado para download? Gostei e achei bastante convincente, especialmente a voz.
Eu tenho quase certeza que não
Sou um artista também e fiquei muito satisfeito com esse trabalho do PF. Experiência em. Novos ouvintes….
Abraços à todos! Aqui estamos parlamentando algo previsto já por eles ,onde “algo faria as coisas por nós!!”. Até posso visualizar um show ,onde a platéia assiste hipnotizada uma tela com trilhões de pixels,mas nada de algo real.
Em breve ,teremos lançamentos de Hendrix,Joplin e por aí,vai….
Ao mesmo tempo que seria incrível você ter a sua banda eternizada dessa maneira, esse tipo de coisa pode ser muito medonha. Como diZ um amigo “Banda boa é banda que acaba”
Já derrubaram o vídeo. Com certeza por conta do nome Pink Floyd que é uma marca registrada.
Não seja por isso!
https://subscribepage.io/m5vt3O
Boa noite muito obrigado,demorei demais,quando fui ouvir já não estava disponível, será que você tem o primeiro? The third kind?
Estou na busca
Muito obrigado, você teria o primeiro? The third kind
Aqui… https://youtu.be/zCFGOBzxfYM
mais simples
Então pedro, o motivo de um link protegido é exatamente nao retirarem do ar, por isso o “cadastro”
Caro Julio, saudações!
É de cair o queixo o que é possível fazer com IA…será que tencionam ressuscitar o saudoso Wright? Ou ainda, quem sabe, o gênio louco Barrett?
Sem discussões sobre puritanismo. Sempre haverá quem torça o ouvido. Mas que o negócio é bem feito, isso não há dúvida!
Grato pelo compartilhamento!
Acho que a intenção foi trazer algo bem familiar aos fans de PF, o que no meu entendimento chegou muito proximo.
abraços
O álbum anterior, The Third Kind, também foi tirado do ar antes mesmo que eu pudesse ouvir. Será que você não teria disponível?
Não consegui pegar a tempo para ouvir esse. Caso encontre, atualizaremos o post
Eu ouvi e achei excelente. Claro que não é Pink Floyd, mas a levada é bem parecida! Fiquei curioso em saber como isso é feito, se existem letras e melodias já feitas ou se foi simplesmente num botão de computador.
Pensando assim, teremos álbuns indefinidamente…
Bom dia. Atenção! Não é questão de ouvir com “mente aberta” ou “mente fechada”. Não é um disco do Pink Floyd – é um mero disco criado por Inteligência Artificial e que se usa, ILEGALMENTE a marca “Pink Floyd”. É óbvio que não foi feito com a autorização de algum ex-integrante vivo ou representante de algum que já faleceu. Configura CRIME de falsa identidade – pois está sendo anunciado como “Pink Floyd” e NÃO É. Por gentileza, leiam os seguintes artigos do Código Penal:
Falsa identidade
Art. 307. Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:
Pena: detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.
Art. 308. Usar, como próprio, passaporte, título de eleitor, caderneta de reservista ou qualquer documento de identidade alheia ou ceder a outrem, para que dele se utilize, documento dessa natureza, próprio ou de terceiro:
Pena: detenção, de quatro meses a dois anos, e multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.
Não podemos ser incautos de aceitar um crime contra o patrimônio intelectual de outrem como algo “normal”, “avanço tecnológico”. Seria sim, interessante, se quem fez usasse A SUA própria voz, e fizesse instrumentais para constituir as músicas em SEU próprio nome e não em nome de uma pessoa jurídica da qual o “autor” do disco não fez e não faz parte.
Obrigado por compartilhar o conhecimento juridico, mas creio que nesse caso as leis brasileiras nao se apliquem, mas outras no Reino Unido provavelmente sim, tanto que removeram o material do canal que disponibilizou o material.
um abraço
Muito bom, matéria de excelente qualidade! Parabéns! baixei aqui apenas um album. Nao sao dois? Mandem por favor o link do outro
Bem, não é porque o som e cheio de reverberação como o Gilmour costuma levar suas composições que isso aí se parece com Pink Floyd. Só parece más é como uma cópia insossa.
Boa noite muito obrigado,demorei demais,quando fui ouvir já não estava disponível, será que você tem o primeiro? The third kind?
Valeeeeeeeu brother! Você é “o” cara!!
Valeeeeeeeu brother! Você é “o” cara!!!
Onde conseguiria as letras?
Pela IA mesmo, está á caminho.