fbpx

Rock Rarity apresenta: ÄNGLABARN

ÄNGLABARN, foi um duo sueco (da cidade industrial de Malmö), composto pelo guitarrista Dan Tillberg e o baixista Sven Ohlsson, onde ambos forneciam os vocais. O único e raro lançamento da dupla, lançado em 1973, foi gravado em Gotemburgo nos primeiros meses de 1973 com a ajuda de um grande coro e até mesmo de dez músicos profissionais, incluindo Claes Palmqvist (Contact), Igor Janco (Röda Lacket) e a dupla Spotnicks de Bob Lander e Bjorn Thelin. Este último também produziu o álbum em conjunto com o ÄNGLABARN.

Com a ajuda ao todo, de dezoito (!) músicos de estúdio, e devido a uma mistura de diferentes estilos, técnicas de gravação e a presença de algumas faixas que foram transparentemente gravadas ao vivo, temos a idéia de o álbum foi gravado ao longo de vários anos. Particularmente, a maior parte do material é datada de 1973, misturando Fuzz-psicodelia em uma ou duas faixas, muito Folk hippie e as letras em sueco abordando temas como amor, vida e sonhos que combinam bem com sons ricamente texturizados e atmosféricos.

O disco possui muitas mudanças de estilo, mas geralmente permanece no terreno Folk com um vocal forte, recheado de sotaque do país. Uma curiosidade é que o álbum é complementado por uma versão exuberante de “Nights In White Satin” com letras em sueco intitulada “Ur drommen”. Há também interpretações de quatro poemas escritos pela avó de Dan Tillberg, Anna Maria Nilsson. Remasterizado pelo selo dinamarquês hippieledgend Tömrerclaus, “Änglabarn”, traz duas faixas de seu único 7 polegadas como bônus.

Em 1979, Tillberg lançou o álbum solo “Gatstenar” em seu próprio selo Bellatrix, que apresentava versões suecas de canções dos ROLLING STONES. Ele gravou um álbum semelhante de músicas de Bob Dylan dois anos depois e então marcou alguns sucessos como cantor Pop.

Artista: ÄNGLABARN
Álbum:  Änglabarn
Ano: 1973
Gênero: Suécia

Änglabarn – Änglabarn

Anglabarn
I Farger
Se Pà Mej
I Skuggan Av Ditt Ljus (Tillàgnad Titti)
En Kvinnas Dròm
Den Lilla
Frihet, Fred Och Mat
Tag Min Oro
I Lyckans Land
Morfar
Dikt Och Vers
Ur Dròmmen

Autor

  • Fabio Costa

    Desde os 13 anos de idade quando conheceu o rock sua vida ganhou outro sentido. Costuma dizer que tem o bichinho da curiosidade, e isso sempre o impulsionou a pesquisar e conhecer mais e mais bandas de variados estilos e épocas, principalmente dentro da Música Progressiva, sua maior paixão. É dono dos blogs “A Máquina de Fazer Sonhos” (amakina.blogspot.com) e “Rock Story” (rockstoryblog.blogspot.com), e atualmente apresenta os programas “Rock Laser” e “Na Hora do Rock” pela ProgSky web radio (ProgSky.com), nos quais deseja proporcionar ao ouvinte o mesmo prazer que sente ao ouvir música de qualidade.

    View all posts

Uma resposta para “Rock Rarity apresenta: ÄNGLABARN”

  1. Avatar de Bruno Moraes de Souza
    Bruno Moraes de Souza

    Trata-se de um belo álbum, um clássico obscuro da psicodelia sueca.

    Realmente um trabalho diversificado, dado, creio, entre outros motivos, pela quantidade muito grande de músicos envolvidos que certamente contribui com suas vertentes sonoras.

    Parabéns pelas belas linhas do texto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rádio DinamicoFM

Publicidade

Pré-venda LP Noturnall – Cosmic Redemption

Social Media


Assine nossa newsletter!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.


Últimas notícias