A RAINBOW BAND foi formada na Dinamarca no final de 1969 como um supergrupo constituído por Peer Frost (ex-YOUNG FLOWERS) na guitarra, Lars Bisgaard (ex-MAXWELLS) no vocal, Carsten Smedegaard (ex-BEEFEATERS) na bateria, Bent Hesselmann no sax e flauta, Niels Bronsted, no piano e Bo Stief, no baixo. Todos esses nomes citados já possuíam alguma experiência, acompanhando músicos de Jazz americanos no Café Montmartre de Copenhague.
A ideia inicial da RAINBOW BAND era criar um som com influências de Jazz-Rock Progressivo nos moldes do BURNIN’ RED IVANHOE e/ou do segundo álbum do TRAFFIC. Essas influências ficaram fortemente evidentes nesse único álbum lançado em 1970, ainda muito indicativo da era hippie. A seção rítmica ainda produzia uma poderosa batida – anos 60, forçando Peer Frost a realizar alguns de seus melhores solos de guitarra.
No final de 1970 o vocalista Lars Bisgaard deixa a RAINBOW BAND sendo substituído por Allan Mortensen (ex-TEARS). Quase na mesma época acabaram por descobrir que um grupo canadense já estava usando o nome RAINBOW BAND o que obrigou-os a mudar seu nome para MIDNIGHT SUN em julho de 1971.
Como esse novo nome, surpreendentemente, decidiram refazer o seu primeiro álbum, em vez de passar para o novo material. A segunda versão do álbum é menos potente e estilisticamente assemelhando-se a BLOOD, SWEAT & TEARS, principalmente devido aos vocais e piano elétrico incorporado nessa nova masterização. Apenas a segunda versão de “Living On The Hill” permaneceu idêntica à gravação anterior.
O álbum original “Rainbow Band”, inicia com “Where Do You Live” (uma forma simples de Rock com muito glamour, mas com grandes grooves de mid-tempo e um solo de sax bem jazzificado). “King of the Sun” (tem uma estrutura bastante semelhante, mas com uma sensação de muito mais leveza e um ritmo cativante). A trilha dupla “Nobody”/”BM” é facilmente o destaque do lado A com uma introdução de piano intrigante e misteriosa que aumenta o andamento e apresenta influências clássicas também, uma flauta assombrosa e construção fascinante, provavelmente o melhor momento de Bronstead no disco. “BM” é uma curta peça instrumental escrita pelo baixista Bo Stief, sendo mais uma vitrine para suas habilidades no baixo acústico.
Abrindo o lado 2, “Where Are You Going to Be?” é outra peça no limite Jazz-Rock em altissimo nível. “Living On The Hill”, com seus 14 minutos, talvez seja a faixa que mais chame a atenção, e de fato, vem a ser o ápice do álbum. Construída em uma mid-tempo Blues, a pista se transforma em um grande boulevard instrumental onde ocorre uma incrível interação entre os sopros de Hesselman, as linhas de guitarra distorcidas (bem Heavy Rock) de Frost e o baixo de Stief. Bronsted é estranhamente ausente e discreto nesta peça. A última faixa do álbum é “Rainbow Song”, de Hesselman, e exibe-o interpretando um belo tema na flauta enquanto o Mellotron transforma-se no único ligeiro momento sinfônico no disco.
Em resumo, “Rainbow Band”, é mais um daqueles discos que “viveram” na obscuridade, e graças a internet pode agora ser conhecido e apreciado por todos os admiradores de um Jazz-Rock de nivel elevado.
Artista: RAINBOW BAND
Album: Rainbow Band
Ano: 1970
Gêneros: Jazz-Rock. Psychedelic Rock, Eclectic Prog
País: Dinamarca
Rainbow Band – Rainbow Band
1 Where Do You Live
2 King Of The Sun
3 a) Nobody
b) B. M.
4 Where Are You Going To Be
5 Living On The Hill
6 Rainbow Song
Músicos
Peer Frost – guitarra
Niels Brønsted – piano
Bent Hesselmann – sax tenor, sax soprano, flauta
Lars Bisgaard – vocal
Bo Stief – baixo
Carsten Smedegaard – bateria
Deixe um comentário