Brandy Senki: a ascensão do Indie Rock no Japão

Luis Fernando Brod
51 minutos de leitura
Brandy Senki. Foto: Edo Sota.

Em 2022, a vibrante cena musical de Osaka testemunhou o surgimento de uma nova força no rock japonês: Brandy Senki (@brandy_senki). Com Hazuki nos vocais e guitarra, Bori na bateria e Minori no baixo, o trio rapidamente capturou a atenção dos amantes da música, marcando sua presença com shows esgotados e videoclipes que acumulam milhões de visualizações. A banda, que já planeja uma apresentação no Summer Sonic Japan 2025, demonstra não apenas um talento musical, mas também uma estética que abraça o grunge e a moda Y2K (se refere à estética e tendências da moda do final dos anos 1990 e início dos anos 2000), consolidando um som e visual distintos que ecoam influências de nomes como Nirvana, Strokes e Hi-Standard.

Embora o estilo de Brandy Senki tenha se alinhado fortemente ao indie e ao rock, as origens musicais de seus membros são surpreendentemente diferentes. Hazuki, por exemplo, cresceu imersa na música clássica, dedicando-se ao violino, enquanto Minori desenvolvia suas habilidades no piano. Foi apenas na adolescência, ao sintonizar o rádio, que ambas descobriram o fascínio pelas bandas de pop e rock. Apesar de estarem juntas há apenas três anos, a banda exibe uma confiança notável no palco. Hazuki atribui essa desenvoltura aos recitais de violino da infância, que a acostumaram a se apresentar para grandes públicos. Minori, por outro lado, confessa que a ansiedade pré-show ainda é uma realidade. Ela lida com isso de forma pragmática, rindo ao admitir: “Não há nenhum ritual específico que eu faça para superar isso. É como, ‘Bem, agora que estou no palco, não tenho escolha’.”

Brandy Senki não se limita a buscar influências; eles as celebram abertamente, destacando seus favoritos na cena musical japonesa. Minori encontra inspiração no Andymori, enquanto Hazuki admira a popular banda Arashi. Bori, por sua vez, busca a batida pesada na bateria do Dragon Ash. Ao formar a banda, o trio não tinha uma visão predefinida para o gênero que seguiriam. Em vez disso, focaram em seus pontos fortes e talentos individuais, uma abordagem que mantiveram ao longo do tempo. Hazuki resume essa filosofia: “O mais importante é seguir a melodia da música e ver como podemos contribuir individualmente para isso”. A combinação dos vocais suaves de Hazuki, a técnica expressiva de dedilhado de Minori e a bateria complexa e pesada de Bori cria uma sonoridade única. Eles se concentram em como esses estilos individuais se complementam na melodia geral de cada canção. Bori acredita que essa é a essência que torna a banda especial. “Nós não pensamos muito no que exatamente estamos trazendo, e isso é bom. Contanto que estejamos nos divertindo e acreditando no que estamos fazendo, é isso que importa”, ele afirma. O trio reconhece que, no Japão, poucas bandas exploram as paisagens sonoras mais sujas, um território que Brandy Senki abraça com entusiasmo.

Brandy Senki. Foto: Edo Sota.

Além da música, a estética de Brandy Senki é um elemento que imediatamente chama a atenção, com sua forte inclinação para o estilo Y2K, dos anos 2000. Embora os três expliquem que não houve uma escolha consciente para se promoverem dessa maneira específica, o ressurgimento das tendências dos anos 90 e 2000 no Japão pode estar subconscientemente abrindo caminho para essa cena musical. O estilo de moda da banda é memorável, uma fusão dos gostos individuais dos membros e da visão criativa do estilista Shimada Tatsuya, conhecido por sua expertise em moda punk experimental DIY. Entre os visuais que eles exibiram em seus videoclipes, cada um tem seus favoritos. Minori, por exemplo, adorou os looks de “Fix” e “Last Live”. “Eu amo roupas formais em geral, então poder usar gravatas e camisas sociais foi muito divertido”, ela comenta. Hazuki compartilha dessa preferência, sendo uma grande fã da combinação de bota longa e saia. Bori, por outro lado, acha emocionante poder usar algo que normalmente não usaria no dia a dia, destacando a roupa estilo poncho que ele vestiu no videoclipe de “The End of the F***ing World”.

Ao discutir a abordagem para a produção de videoclipes, a banda revela duas estratégias principais: ou o diretor apresenta uma ideia que eles discutem em grupo para avaliar a adequação, ou eles propõem seu próprio conceito, que geralmente surge durante o planejamento e a gravação de uma faixa. Para “The End of the F***ing World”, inspirada na série de TV britânica, a banda teve a visão de incluir um carro, remetendo à cena do filme “As Vantagens de Ser Invisível”, onde Sam se levanta no banco traseiro do carro, esticando os braços enquanto o veículo atravessa um túnel ao som de “Heroes” de David Bowie. O resultado é a cena visualmente impactante no final do videoclipe, com Minori e Hazuki observando o carro em chamas. Seus videoclipes ganharam grande destaque no YouTube, um fator que Bori reconhece como um dos primeiros sinais da crescente fama da banda. A admiração do público, combinada com a energia dos shows ao vivo, solidificou o lugar de Brandy Senki na cena musical japonesa. Hazuki, que é fã da banda Nakigoto, ficou particularmente feliz ao conhecê-los e ter sua música reconhecida. Bori recorda como algo especialmente gratificante o reconhecimento de outros artistas. “Teve uma vez em um festival em que fomos cumprimentar os outros artistas, e alguns deles já nos conheciam. E então tem gente dizendo: ‘Eu ouço vocês o tempo todo’, e essa é a melhor sensação”, ele compartilha.

Esse desejo de que as pessoas se aprofundem na música é algo que eles esperam com o lançamento de seu último álbum, autointitulado. Bori usa a expressão “surikireru”, que significa “desgastar e rasgar”, para descrever a sensação que deseja que o público experimente. “Hoje em dia, as pessoas não ouvem CDs do começo ao fim, especialmente com o surgimento das assinaturas online e o lançamento individual das faixas. Para mim, pessoalmente, ouvir um álbum tantas vezes a ponto de conseguir nomear a música desde a primeira nota é uma sensação incrível, e eu adoraria que nossos ouvintes experimentassem isso com este álbum”, ele explica. Nesse sentido, suas faixas favoritas individuais são “Musica” para Minori, que aprecia o elemento pop, mas emocional, da música, trazido pelas letras de Hazuki; “春” (haru) para Hazuki, por sua composição divertida; e “メメント・ワルツ” (Memento Waltz) para Bori. Para ouvi-los ao vivo, o público pode se animar com a apresentação de Brandy Senki no Summer Sonic Japan 2025, onde o trio dividirá o palco com muitas outras bandas de todo o mundo, um momento que eles aguardam com grande expectativa.

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