fbpx

Quando Johnny Marr quase se juntou ao Oasis

No início dos anos 2000, durante uma entrevista à revista Total Guitar, resgatada pela Music Radar, Noel Gallagher fez uma revelação surpreendente sobre o álbum que ele acabara de finalizar com o Oasis, Standing On The Shoulder Of Giants. Fiel ao seu estilo direto e sincero, Noel abriu a conversa com uma avaliação franca de seu trabalho mais recente: “O novo álbum é muito bom, mas não ótimo. Acho que podemos fazer melhor e provavelmente faremos.”

Embora a crítica autodepreciativa tenha sido uma marca registrada de Noel, o momento mais surpreendente da entrevista veio quando ele compartilhou os desafios que enfrentou ao gravar praticamente todas as partes de guitarra do disco, após a saída de Paul ‘Bonehead’ Arthurs, um dos membros fundadores da banda. “Eu nunca quis realmente tocar solo“, admitiu ele. “Eu sou mais um guitarrista base. É assim que eu componho.”

Na época da entrevista, o novo guitarrista do Oasis já estava definido: Gem Archer, ex-integrante da Heavy Stereo, banda da gravadora Creation Records. No entanto, Archer não havia se juntado ao grupo a tempo de contribuir para o álbum. Foi nesse momento que Noel revelou uma oferta inesperada de um amigo famoso, o guitarrista Johnny Marr, ex-The Smiths.

Johnny ofereceu seus serviços à banda“, confessou Noel. “Ele disse: ‘Se vocês não encontrarem ninguém, eu entro por um tempo.’ E nós dissemos: ‘Ótimo.’ Mas então recrutamos Gem. Johnny ia nos salvar se não tivéssemos ninguém.”

Além disso, Noel compartilhou uma curiosidade sobre a guitarra principal que utilizou nas gravações de Standing On The Shoulder Of Giants. “Eu ganhei essa Les Paul do Johnny“, disse ele, referindo-se ao presente de Marr. No entanto, a guitarra passou por algumas modificações. “Os captadores que vinham nela eram muito modernos, e eu não gostei. Então, joguei fora, peguei alguns de outra guitarra e coloquei nela.”

Com seu típico senso de humor irônico, Noel concluiu: “Agora a guitarra está melhor, então ele não vai pegá-la de volta!

Autor

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *