A música do Rednex, “Cotton Eye Joe”, inspirou um evento viral que levou a banda a quebrar um recorde no YouTube. A banda usou a plataforma para anunciar que sua música recebeu 3 bilhões de visualizações em apenas 26 dias, graças a um meme que recriou seu hit de uma forma inesperada, segundo apontado pela NME.
O som que impulsionou essa viralidade, chamado “Gedagedigedagedago”, é uma versão distorcida da primeira letra de “Cotton Eye Joe”. Este som se espalhou pelo TikTok, com vídeos que acumularam milhões de visualizações. O cantor dinamarquês Razi Irawani deu início à tendência em 2023, quando seu vídeo tornou-se viral na plataforma.
A música voltou a viralizar este ano, mas agora por motivos diferentes. Um vídeo de um nugget de frango e uma asa de frango cantando a música obteve 23 milhões de visualizações. Desde então, diversos outros memes foram criados usando esses elementos. Um vídeo chegou a criar uma série animada em torno da asa e do nugget, enquanto outro acelerou o som 999 vezes, criando um efeito cômico que agradou a milhões.
Pat Reiniz, fundador da Rednex e produtor de “Cotton Eye Joe”, comentou sobre essa tendência: “Uma mudança de paradigma está acontecendo onde questionamos: como o sucesso musical é melhor medido?”
Ele explicou que esse fenômeno foi criado graças a milhões de criadores de vídeos que geraram bilhões de fragmentos da música do Rednex, não por meio da forma tradicional de ouvir música. Reiniz sugere que esse tipo de viralidade representa um desafio para a indústria musical, que precisará encontrar maneiras de refletir essas novas métricas em suas tabelas e medições tradicionais.
A controvérsia surge sobre como definir o sucesso no mundo da música quando memes, remixes e sons acelerados estão ganhando terreno. Até que ponto esses fragmentos contam como parte do sucesso original? Isso é algo que a indústria da música precisará abordar à medida que os memes e tendências de mídia social continuarem a moldar o consumo de música.
Em comparação, anteriormente, a música mais rápida a atingir 1 bilhão de visualizações foi “Hello”, de Adele, que levou 87 dias para atingir essa marca. O fenômeno do Rednex mostra que a música pode ganhar vida de maneiras inesperadas e extremamente rápidas, trazendo uma nova perspectiva sobre como medir o sucesso no mundo musical.
Deixe um comentário