Fãs pedem status de astronauta honorário e mobiliza admiradores do KISS em uma petição online dirigida à NASA, poucos dias após a morte de Ace Frehley.
A iniciativa, lançada pela fã Kathryn no Change.org, reivindica que o ex-“Spaceman” receba, postumamente, o título de astronauta honorário com a patente de capitão. Até o momento, mais de 350 pessoas assinaram o documento, que viralizou desde o fim de outubro. A agência espacial norte-americana ainda não se pronunciou.
Frehley morreu em 16 de outubro de 2025, em Morristown, Nova Jersey, aos 74 anos, após complicações de uma queda em casa. Segundo comunicado da família, ele faleceu “tranquilamente, cercado por parentes”. O escritório do médico legista do estado investiga as circunstâncias do óbito.
No texto da campanha, os fãs afirmam que, embora o músico tenha vivido o personagem “Space Cadet” nos palcos, nunca pôde concretizar o sonho de ir ao espaço de fato. Para eles, o reconhecimento simbólico da NASA seria o “melhor último lançamento” do artista.
Cofundador do KISS em 1973, Ace Frehley participou de clássicos como “I Was Made For Lovin’ You”, “Rock And Roll All Nite” e “Detroit Rock City”. Gene Simmons e Paul Stanley declararam ao Page Six que estão “arrasados” com a perda do colega, a quem chamaram de “insubstituível soldado do rock”.
Fora da banda desde 2002, o guitarrista receberá, em 7 de dezembro, o Kennedy Center Honor, tornando-se o terceiro músico agraciado postumamente. Nomes como Maynard James Keenan, Mike McCready e Alice Cooper também prestaram homenagens públicas ao artista.



