Ace Frehley, guitarrista original da banda Kiss, faleceu em 16 de outubro, aos 72 anos, em sua casa em Morristown, Nova Jersey. A notícia foi confirmada pela família do músico, que expressou profunda tristeza. Ex-colegas de banda e diversos nomes da música prestaram homenagens ao artista.
A família de Frehley declarou: “Estamos completamente devastados e com o coração partido. Em seus últimos momentos, tivemos a sorte de poder cercá-lo com palavras, pensamentos, orações e intenções amorosas, carinhosas e pacíficas enquanto ele deixava esta terra.”
Após a divulgação da notícia, fãs, colegas e músicos que conheceram Frehley usaram as redes sociais para compartilhar suas memórias. O Kiss, em comunicado oficial, afirmou: “Estamos devastados com o falecimento de Ace Frehley. Ele foi um soldado do rock essencial e insubstituível durante alguns dos capítulos formativos mais importantes da banda e de sua história. Ele é e sempre será parte do legado do Kiss. Nossos pensamentos estão com Jeanette, Monique e todos que o amaram, incluindo nossos fãs em todo o mundo.”
Gene Simmons, em sua conta no X, lamentou: “Nossos corações estão partidos. Ace faleceu. Ninguém pode tocar o legado de Ace. Eu sei que ele amava os fãs. Ele me disse muitas vezes. Mais triste ainda, Ace não viveu o suficiente para ser homenageado no evento Kennedy Ctr Honors em dezembro. Ace foi o eterno soldado do rock. Que seu legado viva por muito tempo!”
Peter Criss, também ex-integrante do Kiss, escreveu no Facebook: “Com o coração partido e uma tristeza profunda, meu irmão Ace Frehley faleceu. Ele morreu pacificamente com sua família ao redor. Minha esposa e eu estávamos com ele até o fim também. Eu te amo, meu irmão. Meu amor e orações vão para Jeanette, Monique, Charlie e Nancy e toda a família estendida de Ace, colegas de banda, fãs e amigos. Que o Senhor os console neste momento difícil.”
Em uma declaração conjunta ao The Hollywood Reporter, Paul Stanley e Gene Simmons reiteraram a importância de Frehley: “Estou devastado com o falecimento de Ace Frehley. Ele foi um soldado do rock essencial e insubstituível durante alguns dos capítulos formativos mais importantes da banda e de sua história. Ele é e sempre será parte do legado do Kiss. Meus pensamentos estão com Jeanette, Monique e todos que o amaram, incluindo nossos fãs em todo o mundo.”
Bruce Kulick, outro guitarrista que passou pelo Kiss, comentou: “A notícia do falecimento de Ace é devastadora para o mundo do rock. Isso me afetou profundamente também. Ele era único e um guitarrista verdadeiramente icônico. Seu papel inegável na criação e sucesso do Kiss não pode ser esquecido. Ele não era apenas amado por todos, ele influenciou milhões de guitarristas em todo o mundo.”
Além dos membros do Kiss, a banda Rush também homenageou Frehley no Instagram: “Absolutamente chocados e entristecidos pela notícia de que Ace Frehley faleceu tragicamente.” Eles recordaram de 1974, quando abriram para o Kiss e passavam tempo com Frehley. “Ele era um personagem inegável e uma autêntica estrela do rock. Descanse em paz, Ace… obrigado por nos receber, novatos, no mundo do rock and roll.”
Mike McCready, do Pearl Jam, explicou como Frehley foi um herói para ele: “Ace era um herói meu e também eu o consideraria um amigo. Estudei seus solos incessantemente ao longo dos anos.” Ele lembrou de Ace tocando “Black Diamond” com o Pearl Jam no Madison Square Garden. “Eu não teria pegado uma guitarra sem a influência de Ace e do Kiss. Descanse em paz, Ace, você mudou minha vida. Obrigado.”
Tom Morello, do Rage Against the Machine, escreveu no X: “Meu primeiro herói da guitarra, Ace Frehley, faleceu. O lendário Space Ace Frehley inspirou gerações a amar o rock and roll e a tocar guitarra de rock and roll. Seus riffs e solos atemporais, a fumaça que saía de sua Les Paul, os foguetes que saíam de sua headstock, seu balanço espacial no palco e sua risada inesquecível farão falta, mas nunca serão esquecidos.” Ele concluiu: “Obrigado, Ace, por uma vida inteira de ótima música e memórias.”
Our hearts are broken. Ace has passed on. No one can touch Ace’s legacy. I know he loved the fans. He told me many times. Sadder still, Ace didn’t live long enough to be honored at the Kennedy Ctr Honors event in Dec. Ace was the eternal rock soldier. Long may his legacy live on!
— Gene Simmons (@genesimmons) October 16, 2025