fbpx

Animação clássica contada com instrumentos de orquestra será exibida no Projeto Cinecafé

Ao longo do mês de abril, o Sesc Sorocaba no projeto Cinecafé apresenta a mostra gratuita “Nostalgia Cinematográfica – Uma Experiência em 16mm”, uma celebração ao cinema analógico e oferece aos espectadores a oportunidade de vivenciar a magia do cinema de película com exibições de cópias do acervo da produtora Cine 16.

Neste domingo (6/04), às 16h, entra em cartaz algumas animações clássicas, como Pedro e o Lobo, dos estúdios Disney e Columbia, de 1948, uma fábula contada com instrumentos de orquestra do compositor russo Sergey Prokofiev (1891-1953).

Narra a história de Pedrinho, uma criança levada que desobedece o avô e sai para caçar o lobo da floresta com sua espingardinha de rolha. A narração conta com a ajuda de instrumentos musicais de uma orquestra.

Outras animações que serão exibidas em cópias raras em 16mm incluem Mickey O Aprendiz de Feiticeiro, O Patinho Feio e A Tartaruga e a Lebre e A Pequena Vendedora de Fósforos.

Durante as sessões, o suave e contínuo som do projetor analógico, localizado ao fundo do ambiente do teatro, será ouvido. Este som característico é resultado da rápida troca de quadros do filme, a uma taxa de 24 quadros por segundo, criando a ilusão de movimento que define o cinema.

“Décadas atrás, esse formato de exibição era amplamente utilizado nas salas de cinema, mas agora está praticamente extinto”, afirma Gilcemar Borges, técnico de programação do Sesc.

“Para aqueles que desejam reviver um pouco dessa era nostálgica, basta comparecer ao Sesc e retirar seu ingresso gratuitamente com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento”, completa.

O curador da mostra e historiador, Alex Zen, destaca que “o processo de digitalização do cinema, embora relativamente recente do ponto de vista histórico, enfrentou desafios para desenvolver uma tecnologia que oferecesse qualidade de imagem digital comparável à película, a um custo acessível para a indústria do entretenimento”.

Portanto, a película de cinema não é um formato “inferior” aos vídeos digitais, mas sim uma tecnologia com características próprias, cuja identidade única pode ser apreciada na mostra “Nostalgia Cinematográfica”.

A curadoria da mostra procurou compor um panorama diversificado em termos de nacionalidades, gêneros e períodos temporais. Todas as cópias em 16mm, provenientes do acervo da produtora e distribuidora Cine 16, foram selecionadas com base em sua qualidade, com cores inteiramente preservadas nas cópias coloridas.

BATE-PAPOS: PAOLO GREGORI E ISABEL WITTMANN

Cada sessão contará com uma apresentação prévia e, após as exibições, haverá bate-papos com o público, conduzidos pelo professor de cinema, crítico e cineasta Paolo Gregori e pela crítica e doutora em Antropologia Isabel Wittmann.

Paolo introduzirá o público nas sessões de “O Morro dos Ventos Uivantes” e “O Camelô da Rua Larga”, enquanto Isabel coordenará as reflexões pós-sessões de “Mazurka” e “O Refúgio de Emma”.

FILME 16MM

Em 2024, o formato de filme 16mm completa 101 anos. Lançado pela Kodak em janeiro de 1923 como uma alternativa mais acessível ao 35mm, o 16mm tornou-se revolucionário nas décadas seguintes devido à sua portabilidade e baixo custo, permitindo a exibição de filmes em espaços alternativos e democratizando o acesso aos equipamentos cinematográficos.

CINEPIANO TONY BERCHMANS

Tony Berchmans oferece uma experiência audiovisual única ao improvisar trilhas sonoras ao vivo para os filmes exibidos. Sua técnica representa uma nova forma de apreciar obras cinematográficas antigas.

SERVIÇO – MOSTRA “NOSTALGIA CINEMATOGRÁFICA – UMA EXPERIÊNCIA EM 16MM”
Data: 02 a 30 de abril de 2024
Local: Teatro do SESC Sorocaba/SP
Endereço: Rua Barão de Piratininga 555
Entrada franca – convites começam ser distribuídos com uma hora de antecedência
Contato: (15) 3332-9933

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media


Assine nossa newsletter!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.


Últimas notícias

Publicidade