Brian May entregou a Tony Iommi uma versão canhota da Red Special, guitarra que construiu nos anos 1960 com o pai e que marcou o som do Queen.
Iommi revelou o presente em 9 de dezembro, publicando fotos em suas redes sociais. “Enorme agradecimento ao meu melhor amigo Brian May e ao luthier Andrew Guyton por esta incrível Red Special canhota. Foram dois anos de trabalho”, escreveu o guitarrista do Black Sabbath.
Guyton, responsável pela fabricação, explicou que o instrumento segue a construção vintage do modelo original, porém adaptado ao perfil do braço “Old Boy”, favorito de Iommi. A réplica inclui booster de agudos integrado, potenciômetros e captadores no padrão de época para reproduzir o timbre característico de May.
A Red Special original foi montada por May e seu pai a partir de peças caseiras, como mogno retirado de uma antiga lareira e botões de madrepérola. Ela permaneceu como principal guitarra de palco do Queen durante as décadas de 1970 e 1980.
Em 2025, May também lançou, em parceria com a Gibson, o violão SJ-200 em edição limitada de 100 unidades. Fora dos estúdios, o guitarrista se recupera de um AVC leve sofrido no ano anterior e, segundo sua esposa Anita Dobson, não planeja grandes turnês.
Iommi, por sua vez, surpreendeu o público ao tocar o solo de “Paranoid” na estreia londrina do espetáculo “Black Sabbath – The Ballet” em outubro, apresentação que contou com May na plateia. O ano foi marcado ainda pela morte de Ozzy Osbourne, aos 76 anos, em julho.



