Chris Brown é processado por suposta retenção de royalties e falta de créditos em duas músicas

Luis Fernando Brod
2 minutos de leitura
Chris Brown. Crédito: Reprodução.

Steve Chokpelle abriu um processo contra Chris Brown em 4 de fevereiro no tribunal federal de Manhattan. O compositor alega não ter recebido créditos nem pagamentos pelas canções “Monalisa” e “Sensational”.

Segundo a ação, Chokpelle estava com Brown e Sean Kingston em 2020 quando foi convidado a escrever a letra de “Monalisa”, lançada oficialmente em junho de 2021. Ele afirma ainda ter criado, em 2021, a letra de “Sensational”. Após ouvir uma demo, Brown teria decidido gravar a faixa, que saiu em 2023 no álbum “11:11” como colaboração com Lojay.

O compositor alega que o cantor gravou, mixou e masterizou a própria versão sem pagar qualquer valor. Isso ocorreu mesmo depois de a música ter gerado mais de 1 milhão de dólares em receita. “Sensational” liderou o ranking Billboard R&B/Hip-Hop Airplay e alcançou o 71º lugar na Hot 100, com Kingston e Lojay creditados como coautores.

Chokpelle pede reconhecimento formal como autor e coproprietário de direitos autorais nos dois singles. Além disso, solicita indenização de Brown, Kingston, Universal Music Publishing Group e Sony Music Entertainment. A petição ressalta que os réus “obtiveram benefícios substanciais” com a exploração comercial das faixas e solicita uma prestação de contas detalhada dos ganhos.

Até o momento, representantes de Chris Brown não se pronunciaram sobre o caso.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *