David Byrne lançou hoje, em agosto de 2025, a música “The Avant Garde”. A faixa faz parte do novo disco “Who Is The Sky?”, que será lançado em 5 de setembro pela Matador Records.
“The Avant Garde” aborda a ideia da arte pela arte, com versos como “it’s ahead of the curve / it’s deceptively weighty, profound, absurd / it’s whatever fits”. Byrne comentou que a canção explora a inspiração que ele encontra em trabalhos experimentais e a natureza arriscada de criar algo novo. Ele destacou a colaboração com o Ghost Train e Kid Harpoon, que transformaram a canção em algo que ele descreve como uma mistura de Led Zeppelin e Dirty Projectors.
“Who Is The Sky?” é o primeiro álbum de Byrne desde “American Utopia”, de 2018. O novo trabalho foi produzido por Kid Harpoon e apresenta 12 faixas. A produção conta com arranjos do ensemble nova-iorquino Ghost Train Orchestra e participações de Hayley Williams, St. Vincent e Tom Skinner.
O disco já havia sido apresentado com o single “Everybody Laughs”, que explora temas de conexão humana. Em seguida, foi lançado “She Explains Things to Me”, parcialmente inspirado no livro “Men Explain Things to Me”, de Rebecca Solnit.
Byrne afirmou que, em sua idade, sente mais liberdade para sair da zona de conforto e explorar novas ideias musicais. Ele ressaltou que cada nova música é uma aventura e que a colaboração bem-sucedida depende da clareza na comunicação.
Ouça abaixo “The Avant Garde” de David Byrne

“Who Is the Sky?” Tracklist:
Everybody Laughs
When We Are Singing
My Apartment Is My Friend
A Door Called No
What Is the Reason for It?
I Met the Buddha at a Downtown Party
Don’t Be Like That
The Avant Garde
Moisturizing Thing
I’m an Outsider
She Explains Things to Me
The Truth