Delta Sleep, conhecida por seu som inovador e letras contundentes, revelou o videoclipe para o single “Figure In The Dark”.
O clipe foi dirigido pelo vocalista e guitarrista da banda, Devin Yüceil, que é um cineasta experiente e indicado ao Emmy. Yüceil diz: “Expandindo os temas da música sobre escapismo enquanto enfrenta a escuridão do mundo. Lane, nosso protagonista, está paralisado por sua dissociação e incapaz de se envolver com o mundo ao seu redor. A ansiedade atinge um ponto crítico, e Lane não tem escolha a não ser enfrentar seus próprios demônios. O vídeo foi filmado em um dia de folga da turnê, no interior da Virgínia Ocidental e envolveu o aluguel de uma empilhadeira manual de uma loja de ferragens local.”
O quarto álbum de estúdio da banda britânica, “Blue Garden”, será lançado em 11 de outubro através do selo próprio da banda, Sofa Boy Records, em parceria com a Wax Bodega.
Comentando sobre a faixa, Yüceil diz: “Esta é vagamente baseada no filme A História Sem Fim. Também é sobre encontrar seu lugar em um mundo onde as pessoas vivem em silêncio e têm medo de falar o que é certo.”
Gravado no Daft Studios na Bélgica com o produtor Mark Roberts (Black Peaks, Toska, The Physics House Band), “Blue Garden” reflete uma mudança em relação às sessões de estúdio rápidas anteriores. Em vez disso, a banda adotou uma abordagem colaborativa, incorporando nova instrumentação, samples eletrônicos e sintetizadores ao longo de um período focado de duas semanas e meia.
O conteúdo lírico do álbum aborda temas de desespero e resiliência em meio a crises globais, particularmente enfatizados pela situação atual na Palestina. Yüceil descreve o álbum como uma resposta ao sentimento generalizado de impotência e à luta para encontrar conforto pessoal em meio à agitação generalizada.
“Parece que há uma nuvem cinza sobre tudo que está sempre no fundo da sua mente. Há essa coisa acontecendo que não está certa e está nublando qualquer sensação de alegria ou felicidade e, ainda assim, temos que continuar com nossas vidas normais,” diz Yüceil. “É sobre não saber o que fazer e não saber como falar sobre isso.”
“A polaridade entre sombras e luz desempenha um grande papel nos temas deste álbum, tanto nas letras quanto na música. Musicalmente falando, este parece ser nosso álbum mais pesado/sombrio até hoje, mas em outros momentos pode ser nosso álbum mais melódico, leve e pop. Liricamente, o álbum é muito introspectivo, processando o peso e as pressões do mundo. Um humor que é fortemente influenciado pelo brutal e aparentemente interminável massacre do povo palestino pelas forças israelenses — lançando uma sombra de depressão, terror e impotência sobre o mundo de hoje.”
Musicalmente, “Blue Garden” atravessa uma paisagem de escuridão e luz, com influências dos gêneros punk, indie e eletrônico.
“Como cineasta/diretor de fotografia, sempre tenho que estar muito atento às sombras e à luz. A fotografia trata de equilibrar a interação entre luz e escuridão, e através desse equilíbrio você pode evocar muitas emoções diferentes,” observa Yüceil. “Particularmente, a ausência de luz pode gerar muita atmosfera, profundidade e contraste em uma imagem. Eu queria explorar isso em um sentido lírico, tentando transpor esses temas primariamente visuais para a vida real, e ver como eles podem ser relacionáveis dentro do mundo da política, amor, saúde mental, relações interpessoais, etc.”
Faixas como “Sunchaser” mostram a evolução da banda, combinando ritmos intrincados e melodias para levar seu som a novos territórios. Os elementos visuais do álbum, incluindo a arte de Daniele Castellano e um vídeo complementar para a faixa “Dawn”, aprofundam seu impacto temático.
Delta Sleep, conhecida por suas performances ao vivo dinâmicas e aclamação crítica, fará uma turnê pelos EUA em outubro, seguida por uma turnê co-headline no Reino Unido com And So I Watch You From Afar e apresentações em festivais na Itália e no Reino Unido. Com uma base de fãs global crescente e um hit #1 nas paradas de rock do Bandcamp, “Blue Garden” promete solidificar a reputação da banda como pioneiros em seu gênero.
Deixe um comentário