Diokane lança “Cheiro de Enchente” com clipe que aborda tragédia no Rio Grande do Sul

Marcelo Scherer
2 minutos de leitura
Diokane. Crédito: Leando Monks.

A banda porto-alegrense Diokane lançou nesta segunda-feira (18) o single “Cheiro de Enchente”, acompanhado de um documentário/clipe. A nova faixa aborda a maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, ocorrida em 2024, e busca dar voz às vítimas da catástrofe.

O jornalista Fábio Schaffner, que cobriu as inundações no estado, descreve a música como tendo “a urgência e a revolta de quem testemunhou um cataclismo climático e sobreviveu para cantar a desgraça”. A canção utiliza a analogia com o “ranço sufocante” sentido durante o desastre para relatar as experiências vividas.

O material visual que acompanha a música apresenta imagens da catástrofe e depoimentos de pessoas diretamente afetadas pelas inundações. As cenas em que a banda aparece tocando foram gravadas em um dos locais alagados na capital gaúcha.

Os dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul reforçam a dimensão do evento. Dos 497 municípios gaúchos, 478 foram atingidos. Cerca de 2,4 milhões de pessoas foram impactadas, seja por terem que deixar suas casas ou pela interrupção de serviços. O balanço registra mais de 180 mortos e 25 desaparecidos. O governo do estado estima ainda que aproximadamente 20 mil animais foram resgatados.

Assista abaixo ao documentário/clipe de “Cheiro de Enchente” da banda Diokane

LEIA MAIS:
Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *