Stuart “Stuey” George, segurança que trabalhou para David Bowie por uma década, faleceu recentemente. Membros da banda do artista prestaram homenagens, lembrando o papel de George durante a ascensão internacional de Bowie na era Ziggy Stardust.
Uma publicação nas contas oficiais de Bowie nas redes sociais confirmou a notícia: “É triste saber do falecimento de Stuey George, um dos guarda-costas de Bowie que trabalhou para ele por uma década.” A nota detalhou que George, que já trabalhava com a banda The Rats, de Mick Ronson, mudou-se para o sul para se juntar a Bowie e aos Spiders From Mars quando o sucesso exigiu proteção adicional.
Woody Woodmansey, baterista dos Spiders, relembrou os desafios dos primeiros shows: “Quando Bowie e os Spiders estavam fazendo a primeira turnê do show, ficou bem assustador, pois parecia que estávamos provocando muita animosidade de alguns dos membros masculinos do público, que não gostavam da animação de suas namoradas durante e depois do show.” Ele contou que, após situações de risco, Bowie perguntou se conheciam alguém para contratar como guarda-costas. “Mick e eu dissemos: ‘Sim, Stuey George… ele era nosso roadie no The Rats’”, disse Woodmansey. Ele acrescentou que George era capaz de controlar multidões e que “fez um trabalho excelente… Era um canalha adorável e durão como ninguém.”
O tecladista Mike Garson também compartilhou suas memórias: “Stu tinha um ótimo senso de humor. Nunca paramos de rir durante a turnê do Ziggy – e, claro, ninguém jamais se metia com ele.” Geoff MacCormack, conhecido como Warren Peace, completou: “Eu amava Stu… sempre me sentia seguro quando ele estava por perto!”
Em 2016, após a morte de Bowie, Stuey George relembrou um episódio que ilustra a natureza de seu trabalho. Ele descreveu um incidente em que seu chefe e Mick Jagger estavam em um momento íntimo com uma cantora famosa e uma bailarina de classe mundial. George foi instruído a garantir que não fossem incomodados. Ele relatou que Rudolf Nureyev tentou participar, mas foi impedido por ele. “David, Mick e a mulher ficaram no armário por 20 minutos e saíram com grandes sorrisos. Era óbvio o que estava acontecendo”, contou George.