Filme biográfico de Bruce Springsteen tem primeiras críticas

Luis Fernando Brod
2 minutos de leitura
Jamie McCarthy/Bruce Springsteen. Foto: Greg Swales/Variety/Getty Images.

Filme biográfico de Bruce Springsteen “Deliver Me From Nowhere” foi exibido em sessão especial no Festival de Telluride, Colorado, e já reúne as primeiras análises da crítica.

Dirigida por Scott Cooper e baseada no livro homônimo de Warren Zanes, a produção concentra-se no período em que Springsteen compôs e gravou o álbum “Nebraska”, em 1982. O recorte foge do tradicional “grandes sucessos” para mostrar o cantor isolado com um gravador de quatro canais, experiência considerada radical na época.

A maior parte das resenhas é favorável. Pete Hammond, do Deadline, descreveu o longa como “uma jornada inteligente à alma do artista” e creditou o resultado à atuação de Jeremy Allen White. Sem experiência musical prévia, o ator passou meses em aulas de voz e guitarra. Segundo Hammond, ele “chega à essência de Springsteen sem imitá-lo”.

Alguns críticos, porém, apontaram falhas de contextualização. Para Peter Debruge, da Variety, o roteiro não evidencia o ineditismo de um astro de grande porte gravar um sexto disco em casa, algo comum hoje, mas raro no início dos anos 1980.

O design de som também recebeu menções positivas. David Rooney, do Hollywood Reporter, destacou a sequência em que a E Street Band testa “Born in the U.S.A.” no estúdio Power Station. Ainda assim, ele considerou o drama “emocionalmente contido”, observando que Springsteen adiou faixas mais radiofônicas como “Glory Days” até concluir “Nebraska”.

“Deliver Me From Nowhere” chega aos cinemas em 24 de outubro.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *