Fita rara dos Beatles de 1962 é encontrada em loja de discos no Canadá

Uma gravação rara dos Beatles, feita em 1962 para a Decca Records, foi encontrada em uma loja de discos no Canadá. A fita registra uma audição rejeitada pela gravadora, meses antes de Ringo Starr entrar na banda.

Rob Frith, proprietário da Neptoon Records, em Vancouver, encontrou a fita rotulada como “Beatles 60s Demos” e inicialmente acreditou se tratar de um material não oficial. Ao ouvir o conteúdo, percebeu que possuía uma cópia rara da audição feita para a Decca em 1º de janeiro de 1962. Na época, a formação da banda ainda contava com Pete Best na bateria.

Pelas redes sociais, Frith comentou sobre a descoberta: “Eu peguei essa fita anos atrás e imaginei que fosse apenas um bootleg. Ao ouvi-la, parece uma gravação original. A qualidade é inacreditável”.

O dono da loja entrou em contato com Jack Herschorn, ex-proprietário da Mushroom Records, em Vancouver, e descobriu a origem da gravação. Herschorn afirmou que recebeu a fita de um produtor nos anos 1970, durante uma visita a Londres, e cogitou lançá-la na América do Norte. “Não achei correto comercializá-la sem que os Beatles recebessem os direitos adequados”, explicou à CBC.

Frith, impressionado com a qualidade do áudio, descreveu a experiência: “Parecia que os Beatles estavam na sala”. Ele divulgou um trecho da gravação, que inclui Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Pete Best tocando “Money”.

Sem intenção de vender a fita, Frith declarou que está disposto a entregá-la à Decca Records, caso a gravadora queira corrigir a decisão histórica de rejeitar os Beatles. Ele também afirmou que, se Paul McCartney visitar sua loja, lhe entregará pessoalmente a gravação.

Autor

  • Leia mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *