Guitarra roubada do The Cribs reaparece com The 1975. A Fender Mustang 78 Sunburst que desapareceu após um show em Leeds e ressurgiu quase duas décadas depois nas mãos de novos astros do indie.
Ryan Jarman comprou o instrumento com dinheiro de aniversário aos 18 ou 19 anos, pagando cerca de 600 libras. A peça se destacava pelo headstock em maple “birdseye” e por um pequeno arranhão no escudo, detalhes que ajudariam na futura identificação.
Segundo Gary Jarman, a Mustang foi levado em 2002, depois de uma apresentação no extinto Cockpit, em Leeds. Durante a pandemia, em 2020, ele folheava uma entrevista com Jamie Oborne, fundador do selo Dirty Hit, quando reconheceu a guitarra pendurada na parede ao fundo da foto.
Gary contatou um conhecido do departamento de A&R do The 1975 e, em seguida, Matty Healy confirmou: a guitarra havia sido dele por um período. A investigação fotográfica mostrou que o instrumento já havia mudado novamente de dono e se tornara o principal equipamento de Beabadoobee, também artista da Dirty Hit.
Apesar de envolver a polícia para verificar a procedência, os irmãos Jarman ainda não localizaram a Mustang. “É uma das poucas guitarras que realmente significam algo para nós”, explicou Gary. Enquanto promovem o álbum “Selling A Vibe”, o trio segue em busca do instrumento que ajudou a compor os primeiros singles da carreira.



