Guy-Manuel de Homem-Christo, metade do duo Daft Punk, é creditado como coautor de “Reliquia”, segunda faixa de “LUX”, o quarto álbum de estúdio de Rosalía lançado nesta sexta-feira (7).
A participação do produtor francês foi confirmada após especulação gerada por um vazamento do disco dois dias antes da data oficial, resultado de um ataque cibernético. No encarte, Homem-Christo aparece como compositor e autor de material original da canção, marcada por arranjos de cordas que evoluem para eletrônica de pista.
Em “Reliquia”, Rosalía canta em espanhol versos que citam cidades como Jerez, Roma, Barcelona e Paris antes de um refrão eufórico. A combinação de elementos clássicos e eletrônicos reforça o caráter expansivo de “LUX”, trabalho de 18 faixas que sucede “Motomami” (2022).
Além do colaborador do Daft Punk, o álbum traz créditos de Caroline Shaw, David Rodriguez, Dylan Wiggins, Noah Goldstein e Ryan Tedder. O single de estreia, “Berghain”, reúne participações de Björk e Yves Tumor.
“LUX” recebeu avaliação máxima da revista NME, que destacou a ousadia de Rosalía ao cantar em 13 idiomas e explorar novas direções sonoras. O crítico descreveu o disco como um convite a “mundos e planos astrais” ao longo de uma hora de duração.
Separado desde 2021, o Daft Punk prepara a reedição de “Human After All Remixes” pelos 20 anos de lançamento. Enquanto Thomas Bangalter voltou aos palcos como DJ, rumores indicam que Homem-Christo trabalha em um projeto solo.



