ICE remove post com música do MGMT após receber uma notificação do Digital Millennium Copyright Act (DMCA), que determinou a retirada de um vídeo publicado em 23 de outubro pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos no X. A peça mostrava agentes federais prendendo manifestantes contrários à própria agência, ao som de um remix desacelerado de “Little Dark Age” (2017). A legenda dizia: “End of the Dark Age, beginning of the Golden Age”.
A canção, que viralizou no TikTok em 2021, tornou-se trilha recorrente de criadores de extrema-direita e grupos neonazistas, conforme relatório citado pelo Far Out. Sensível ao contexto, o MGMT já havia criticado em 2024 o Partido Conservador britânico pelo uso da mesma faixa em propaganda eleitoral.
Não é a primeira vez que o órgão federal enfrenta questionamentos semelhantes. No início de outubro, outro post oficial sofreu solicitação de remoção por utilizar “Friday I’m In Love”, clássico do The Cure, sem autorização.
O episódio ocorre em meio a nova polêmica envolvendo a agência. Após o ex-presidente Donald Trump atacar a escolha de Bad Bunny para o show do intervalo do Super Bowl de 2026 — “I never heard of him… it’s like, crazy”, declarou — a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, confirmou que agentes da ICE estarão presentes na apresentação. O artista porto-riquenho já confessara evitar turnês nos EUA por temor de possíveis ações da imigração e é conhecido crítico da entidade.
Até o momento, ICE e Departamento de Segurança Interna não comentaram publicamente o pedido de retirada nem esclareceram eventuais mudanças em seus procedimentos de comunicação.




