Jellybean Johnson, baterista do The Time, morre aos 69 anos

Luis Fernando Brod
3 minutos de leitura
Jellybean Johnson. Foto: Jeff Hahne/Getty Images

Jellybean Johnson, baterista do grupo The Time, apadrinhado por Prince, e produtor musical, faleceu aos 69 anos. A notícia foi confirmada pela família de Johnson à TMZ nesta sexta-feira, 22 de novembro, informando que ele morreu repentinamente na noite de sexta-feira. A causa da morte não foi divulgada.

Garry George Johnson, seu nome de batismo, ficou conhecido por sua atuação no The Time, banda de funk rock criada por Prince em 1981. O grupo fazia parte de um acordo contratual de Prince para desenvolver e produzir outros artistas de Minneapolis.

Johnson foi peça central nos três primeiros álbuns de estúdio da banda: “The Time” (1980), “What Time Is It?” (1982) e “Ice Cream Castle” (1984), antes de deixar o grupo em 1985. Além de seu trabalho com a dupla de produção Jimmy Jam e Terry Lewis, Johnson construiu uma carreira de sucesso como produtor. Ele assinou singles de artistas como Alexander O’Neal, New Edition e Cherrelle. Também produziu “Black Cat”, de Janet Jackson, que alcançou o primeiro lugar em 1990.

O músico retornou ao The Time para o filme “Graffiti Bridge”, de Prince, no mesmo ano, e participou do álbum “Pandemonium”. Em 2008, ele se apresentou com Rihanna no Grammy Awards.

Nascido em Chicago, Johnson mudou-se para Minneapolis ainda criança, cidade que manteve forte ligação ao longo de sua vida. Ele liderou o Jellybean Johnson Experience, que apoiava músicos locais, e fundou o Minneapolis Sound Museum em 2022. O museu tinha como objetivo “educar, celebrar e criar, além de proporcionar um ambiente para aprender, reunir e exibir a arte que preserva e fomenta o gênero Minneapolis Sound”.

Entre as homenagens, a percussionista Sheila E. escreveu no Facebook: “Estamos arrasados com esta notícia. Estou orando por sua família e por todos os filhos. Ele era um ser humano gentil, extremamente talentoso e divertido. Tinha um ótimo senso de humor e era um guitarrista incrível. Ontem foi seu aniversário, esqueci de te ligar e sinto muito. Amo você, Bean. Descanse em paz e poder.”

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *