Jimi Joe celebra 20 anos de “Saudade do Futuro” em show acústico reinterpretado

Marcelo Scherer
3 minutos de leitura
Jimi Joe. Crédito: Eduardo Borges.

No dia 13 de novembro, Jimi Joe e Pata de Elefante tomam conta do projeto “Ocidente Acústico”, criado e pilotado por Marcio “Rei Magro” Ventura. O show “O Folk Não Morreu (Mas Tomou Um Choque)” marca a celebração dos 20 anos de lançamento de “Saudade do Futuro”, disco recentemente incluído no livro “100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho”, de Cristiano Bastos e Rafael Cony.

Nessa retomada, Jimi Joe faz uma releitura completa do trabalho original, que traz 16 faixas embaladas em sonoridades folk. Violões, banjos e harmônicas cedem espaço para uma reinterpretação calcada no poder de consistentes guitarras providas pela presença da Pata de Elefante.

Há 20 anos, com produção de Astronauta Pinguim, Jimi Joe gravava e lançava em formato CD o álbum “Saudade do Futuro”. Pretensiosa e arrogantemente inspirado em “John Wesley Harding”, álbum que marcou a ressurreição de Bob Dylan após um quase fatal acidente de motocicleta, o disco seguiu a fórmula “menos é mais”.

Jimi estabeleceu com Pinguim a ideia de produzir um trabalho enxuto. Durante várias noites, Jimi, Pinguim e Cristiano “Nanão” Krause formaram um power trio produtivo no estúdio de Krause, em São Leopoldo. Com Krause como engenheiro de som e baterista, Astronauta assumindo as funções de produtor, baixista e tecladista, Jimi providenciou vozes, violões, guitarras e harmônicas, buscando criar um disco com sonoridade descarnada que valorizasse as canções na sua essência. O trabalho teve participações pontuais de Renato Velho e William Dalton.

Ao convidar a Pata de Elefante para ser a banda de apoio de luxo nessa celebração, Jimi ressignifica uma boa parte das 16 faixas de “Saudade do Futuro”, que vieram à tona inicialmente como peças de alta truculência sônica no power trio formado por Jimi com Vanessa Borges e Amilson “Cadarço” Silva no final dos anos 90.

Nessa retomada, o show conta ainda com a participação de Maurício “Fuzzo” Chaise, que se desdobra entre backing vocals, guitarra e baixo.

Confira o serviço completo do show do Jimi Joe e Pata de Elefante na Agenda Completa.

Ouça abaixo “Saudade do Futuro” do Jimi Joe

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *