Joseph Byrd morre aos 87, líder do United States of America morreu repentinamente em 2 de novembro, em sua residência em Medford, Oregon, conforme nota da família ao Los Angeles Times.
Nascido em 19 de dezembro de 1937, em Louisville, Byrd fundou em Los Angeles o grupo The United States Of America em 1967. A banda ganhou notoriedade por inserir eletrônica, tape loops e conceitos de musique concrète no rock psicodélico, algo praticamente inédito à época.
O único álbum do conjunto, lançado em 1968 e homônimo, utilizou sintetizadores primitivos e manipulação de fita para expressar a contracultura da Costa Oeste. Décadas depois, nomes como Stereolab, Julian Cope e Broadcast citaram o disco como referência fundamental para a música experimental.
Antes da banda, Joseph Byrd estudou composição vanguardista com John Cage e La Monte Young, apresentou-se pela primeira vez no loft de Yoko Ono, em Nova York, e participou do movimento Fluxus de performances radicais.
Após o fim do grupo, gravou “The American Metaphysical Circus” (1969) à frente de Joe Byrd And The Field Hippies e tornou-se professor de música norte-americana na Cal-State Fullerton. Em 1972, criou os sons dos robôs do filme “Silent Running”, trabalho posteriormente associado à concepção de R2-D2 em “Star Wars”. Também compôs trilhas para cineastas como Agnès Varda e Robert Altman.
Joseph Byrd deixa a filha Clarissa, dois netos e um irmão. A causa da morte não foi divulgada.



