Jürgen Bartsch morre: fundador do Bethlehem em 27/8/25

Marcelo Scherer
2 minutos de leitura
Jürgen Bartsch. Foto: Reprodução.

Jürgen Bartsch morre: fundador do Bethlehem em 27/8/25 O baixista e principal compositor da banda alemã Bethlehem faleceu em 27 de agosto de 2025, depois de lutar contra uma doença grave.

A notícia foi divulgada pela vocalista atual do grupo, Yvonne “Onielar” Wilczynska, em publicação no Instagram. “Ele morreu muitas vezes, mas era temporário. Depois de muita perseverança, nosso querido amigo partiu”, escreveu a cantora, em alemão, acrescentando que o grupo “jamais o esquecerá”.

Jürgen Bartsch criou o Bethlehem em 1991 e permaneceu como único membro constante da formação. Seu trabalho ganhou reconhecimento por ajudar a moldar o subgênero DSBM (Depressive Suicidal Black Metal). O álbum de estreia, “Dark Metal”, lançado em 1994, misturou elementos de black e doom metal, abrindo caminho para mais nove discos de estúdio — o mais recente em 2022.

Em entrevista de 2017, Bartsch relembrou a recepção difícil no início da carreira: “Nos anos 1990 tocávamos para dez pessoas. Diziam: ‘Isto não é black metal, é sobre suicídio, que porcaria é essa?’”. Apesar disso, a banda ganhou público fiel e passou a circular fora da Alemanha.

Antes do Bethlehem, Bartsch e o colega Klaus Matton integraram o grupo de thrash metal Morbid Vision. Ao longo dos anos, o Bethlehem enfrentou censura e chegou a ser proibido de se apresentar em algumas cidades alemãs após distribuir uma demo a um garoto de 14 anos.

Com a morte de Jürgen Bartsch, o metal extremo perde um de seus nomes mais persistentes, cuja busca por novas sonoridades marcou mais de três décadas de atividade.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *