Katatonia retorna a São Paulo com show do novo álbum em março

Marcelo Scherer
3 minutos de leitura
Katatonia. Crédito: Terhi Ylimainem.

A banda sueca Katatonia confirma apresentação única em São Paulo no dia 21 de março de 2026, no Cine Joia, trazendo a turnê de “Nightmares as Extensions of the Waking State”, seu 13º álbum de estúdio. A realização é da Powerline Music & Books.

Após mais de três décadas de carreira marcada por constante reinvenção, o grupo de Estocolmo chega ao Brasil com um disco que representa um novo capítulo criativo. “Nightmares…” equilibra peso, melancolia e experimentação, sintetizando as várias fases da banda, do death/doom inicial ao rock atmosférico e progressivo que define sua sonoridade atual.

O álbum marca a estreia dos guitarristas Nico Elgstrand e Sebastian Svalland, que substituem Roger Öjersson e o cofundador Anders Nyström. Segundo Jonas Renkse, vocalista da banda, essa mudança trouxe nova energia ao projeto. “Sabíamos que teríamos novos integrantes chegando, e quis criar algo que mostrasse essa nova energia dentro da banda. O álbum é muito centrado nas guitarras”, explica.

Gravado entre uma igreja convertida no interior da Suécia e o estúdio próprio da banda em Estocolmo, o trabalho reflete um período de introspecção do vocalista, que se aproximava dos 50 anos durante o processo de composição. “Cinquenta é um número grande, e percebi o quanto essa jornada tem sido longa. Este disco é sobre olhar para dentro e seguir em frente”, comenta Renkse.

O novo repertório apresenta faixas como “Thrice”, “The Light Which I Bleed”, “Lilac” e “In the Event Of”, alternando passagens sombrias e atmosféricas com momentos de pura intensidade emocional. Riffs intensos, melodias hipnóticas e camadas instrumentais que combinam brutalidade e delicadeza compõem a identidade sonora do trabalho.

No show paulista, o Katatonia apresentará as novas músicas ao público brasileiro pela primeira vez, além de um setlist que inclui canções de discos recentes e clássicos como “Soil’s Song”, “For My Demons”, “My Twin” e “Evidence”. A apresentação promete ser uma experiência imersiva e catártica para os fãs devotos da banda na cidade.

Serviço completo do show da Katatonia na Agenda Disconecta

Ouça abaixo o álbum “Nightmares as Extensions of the Waking State” do Katatonia

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *