Lou Ottens, inventor da fita cassete, morre aos 94 anos

Luis Fernando Brod
1 minutos de leitura
Lodewijk Frederik Ottens. Foto: Jerry Lampen/ANP/AFP.

O engenheiro holandês Lodewijk Frederik Ottens, conhecido como Lou Ottens, faleceu no dia 6 de março aos 94 anos. A informação foi divulgada pelo jornal “NRC Handelsblad”, da Holanda, e confirmada por sua filha, Arine Ottens, ao “Washington Post”. A causa da morte não foi revelada.

Ottens liderou a equipe que desenvolveu a fita cassete na Philips, empresa onde começou a trabalhar em 1952. A ideia para o formato surgiu de um pequeno bloco de madeira, com o objetivo de criar um dispositivo que coubesse no bolso de um casaco. A fita cassete tinha aproximadamente metade da largura do cartucho de fita RCA, lançado em 1958.

A invenção foi apresentada ao público em 1963, durante uma feira de eletrônicos em Berlim. Na década de 1970, Ottens também contribuiu para o desenvolvimento do CD, trabalhando com a Sony para estabelecer o formato como um padrão da indústria musical.

Ele se aposentou em 1986. Em uma entrevista à revista “Time” em 2013, Ottens afirmou que sua invenção já era “história” e que apreciava “quando algo novo surgia”.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *