Marcelo Falcão lançou nesta quarta-feira, 27 de novembro, seu segundo álbum solo, “O Legado”. Com 11 canções disponíveis a partir das 21h nas plataformas digitais, o disco reafirma o papel do músico como símbolo de continuidade e força na música brasileira. Lyric vídeos para todas as faixas saem à meia-noite do mesmo dia.
Aos 51 anos, Falcão segue produzindo e se reinventando. Reconhecido como um dos grandes nomes do reggae nacional, o artista transita com naturalidade por samba, rock pesado e uma sonoridade híbrida que conecta rua, pop, rock e rap. No novo disco, reúne artistas da nova cena urbana como L7NNON, Cynthia Luz, Orochi e Major RD, além de Tales de Polli (Maneva) e ícones como Toni Garrido e a banda Charlie Brown Jr.
O destaque emocional fica por conta de “Legado”, faixa que dá nome ao álbum e homenageia o amigo Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr. Falcão acessou mais de 30 mil arquivos cedidos pelo filho de Chorão, Xande, pesquisou suas palavras mais usadas e inseriu sua voz original na canção. “Foi uma forma de eternizar nossa amizade”, revela o artista.
A faixa traz um sample inédito de Chorão resgatado de gravações originais e conta com a participação especial da Charlie Brown Jr. O videoclipe, dirigido por Mess Santos, reúne Xande e Tom, filho de Falcão, em um audiovisual que une gerações. O vídeo será lançado no dia 28 de novembro, às 12h, no YouTube.
O projeto começou em 14 de novembro com o lançamento de “Fela Kuti”, parceria com Major RD inspirada na herança do músico nigeriano Fela Kuti e seu legado de luta por liberdade. “Me emocionei em cada música desse disco. Cada canção tem uma história”, comenta Falcão sobre o trabalho.
Entre as inéditas, “Crença e Fé” (com L7NNON e produção de Dallas) contrasta diferentes realidades dentro de um mundo desigual. Cynthia Luz aparece em “Nunca Esquecer Você”, enquanto Orochi soma versos em “Falcão e Lobo”. Tales de Polli participa de “Neblina”. Completam a tracklist “Chora Não”, “Saudade Corrói”, “Visitantes”, além de “Vitória” (que venceu como Melhor Voz no Festival de Videoclipes de Los Angeles em 2023) e “Refletir” (com Toni Garrido).
Pela primeira vez, Falcão uniu sua produtora, Expressão Musical, com o produtor Dallas e a Malibu Studios. “São muitas vitórias dentro de um mesmo projeto. Vitória ao sair da pandemia e mostrar que a música nos salvou. Vitória por juntar tantos talentos. Cada uma das vitórias é celebrada neste disco e esse é o meu legado”, finaliza o artista.




