fbpx

Mesa de gravação icônica de “Abbey Road” dos Beatles à venda na Reverb

Na busca constante por memorabilia da música, os colecionadores agora têm a chance de comprar um pedaço literal da história dos Beatles.

A mesa de gravação EMI TG12345, que foi utilizada pelos Fab Four para a gravação do icônico álbum ‘Abbey Road’ de 1969, foi restaurada e estará disponível para compra a partir do dia 29 de outubro na loja oficial Reverb, pertencente aos profissionais e colecionadores do estúdio de gravação de Londres, MJQ Ltd.

Criada especialmente para os estúdios da EMI em 1968, esta mesa de gravação foi a primeira de 17 desenvolvidas pela empresa e desempenhou um papel fundamental no som ambicioso que os Beatles procuravam para ‘Abbey Road’.

Depois de décadas desmontada e sem uso, a mesa foi restaurada durante cinco anos sob a orientação do colaborador dos Beatles e ex-engenheiro da EMI, Brian Gibson, segundo a Reverb. Gibson e uma equipe de engenheiros de som e técnicos conseguiram montar a mesa com 70% de suas peças originais e reproduzir as partes de reposição para funcionar perfeitamente ao lado dos componentes mais antigos.

Dave Harries, que participou de várias sessões de gravação dos Beatles com essa mesa nos anos 60, falou sobre a relevância do equipamento na Reverb: “‘Abbey Road’ é um dos melhores álbuns já feitos e soa tão bem por causa dessa mesa de gravação. Por causa da maneira como Abbey Road foi gravado, o álbum tem um som distintivo que marcou o futuro da gravação pop”.

Harries reforça o quão única é essa mesa: “Você não pode substituí-la. Soa tão bem que se mantém contra qualquer console moderno e, em muitos aspectos, provavelmente é melhor. Porque naquela época, foi construída com um padrão diferente – custo, sem objeto. A EMI construiu isso para ser o melhor do mundo”.

Além de ser utilizada para a criação do último álbum dos Beatles, a mesa também foi utilizada pelos quatro membros – Paul McCartney, Ringo Starr, George Harrison e John Lennon – em projetos solo como ‘Instant Karma!’ de Lennon, ‘All Things Must Pass’ de Harrison e o LP ‘Sentimental Journey’ de Starr.

Autor

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *