Paul Mario Day, primeiro vocalista do Iron Maiden, morre aos 69 anos

Luis Fernando Brod
3 minutos de leitura
Paul Mario Day. Foto: Ritchie Photography Resized.

Morreu aos 69 anos Paul Mario Day, primeiro vocalista da banda britânica Iron Maiden. A notícia foi confirmada pelo guitarrista Andy Scott, integrante do Sweet, última banda que contou com Day como vocalista.

Ele faleceu em casa, na Austrália, onde vivia há anos. A causa não foi oficialmente revelada. Desde maio, sabia-se que ele enfrentava um câncer, segundo nota publicada pelo pub Cart & Horses, em Londres.

Foi nesse pub que o Iron Maiden fez seus primeiros shows no final dos anos 1970. Nascido em Londres, Day entrou para o Iron Maiden em 1975, ano da fundação da banda.

Participou da formação embrionária, ao lado do baixista Steve Harris, e cantou em ensaios e apresentações ao vivo. Ficou pouco mais de um ano no grupo, antes de ser substituído por Dennis Wilcock.

Embora não tenha gravado com o Maiden, sua participação é considerada parte do início da história da banda. Após deixar o Maiden, Paul Mario Day seguiu carreira em outros projetos do cenário britânico.

Nos anos 1980, foi vocalista das bandas More e Wildfire, ambas ligadas ao movimento NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal). O More participou do festival Monsters of Rock de 1981 e lançou o disco “Warhead”, com Day nos vocais.

O cantor também gravou com o Wildfire os álbuns “Brute Force and Ignorance” (1983) e “Summer Lightning” (1984). Em 1985, foi convidado por Andy Scott para integrar uma nova formação do Sweet, após o fim da formação original.

A nova fase da banda teve início com turnês pela Austrália e Europa, passando por casas como o Marquee Club, em Londres. Esses shows deram origem ao disco “Live at the Marquee”, lançado em 1986 e posteriormente relançado em DVD.

Segundo Andy Scott, a performance vocal de Day “resistiu ao teste do tempo” e ajudou a reposicionar o Sweet nos anos 1980. “Assim que ele apareceu para a audição, sabíamos que não precisávamos procurar mais”, escreveu Scott nas redes sociais.

O guitarrista também lamentou a morte do colega: “Um dia triste para todos os fãs do Sweet”. Paul Mario Day vivia na Austrália com a esposa, Cecily. Não há informações sobre cerimônia pública ou memorial.

Sua trajetória, embora discreta nos registros oficiais do Iron Maiden, é lembrada por fãs e colecionadores da primeira fase da banda. Com a morte de Day, encerra-se mais um elo com os anos iniciais do heavy metal britânico.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *