Viv Prince, baterista do The Pretty Things, morre aos 84 anos

Luis Fernando Brod
2 minutos de leitura
Viv Prince / The Pretty Things. Foto: R. McPhedran/Express/Hulton Archive/Getty Images.

Viv Prince, baterista da banda britânica The Pretty Things, faleceu aos 84 anos. A notícia foi confirmada por Jack White, que soube do ocorrido através de um amigo próximo de Prince, John Baker. A causa da morte não foi divulgada.

Jack White utilizou o Instagram para lamentar a perda e ressaltar a influência musical de Prince. “Viv foi um baterista incrível, selvagem e cheio de abandono. Ele tocou para a banda The Pretty Things e influenciou muitos outros músicos como Keith Moon”, escreveu White. Ele também mencionou ter conhecido Prince anos atrás, quando o músico trabalhava em sua fazenda em Portugal, descrevendo-o como um “roqueiro inspirado e excêntrico”.

Nascido em Loughborough em 1941, Prince iniciou sua carreira profissional no começo dos anos 1960, atuando em diversas bandas, incluindo The Jazz Cardinals. Posteriormente, ele construiu uma carreira como músico de sessão. Seu talento chamou a atenção de grupos como The Kinks em 1964, mas foi o The Pretty Things que o integrou à sua formação. Embora tenha participado de apenas dois discos da banda, a presença de Prince foi marcante.

Keith Moon, do The Who, era um frequentador assíduo dos shows do The Pretty Things e estudava a técnica de Prince, a quem considerava seu herói na bateria. Prince chegou a substituir Moon em um show do The Who em 1965.

Dick Taylor, do The Pretty Things, comentou sobre a saída de Prince da banda em 2021, em entrevista à Classic Rock. Ele relembrou um incidente no The Twisted Wheel, em Manchester, onde Prince se recusou a tocar. “Ele era um baterista maravilhoso, mas…”, disse Taylor.

Após sua saída do The Pretty Things, Prince continuou a tocar em outros grupos por alguns anos, mas deixou a indústria musical décadas atrás. Em 1999, sua antiga banda o homenageou com a canção “Vivian Prince”.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *