Novo álbum do Gorillaz foi moldado pelo luto de Damon Albarn e do ilustrador Jamie Hewlett, que perderam os pais pouco antes de iniciar as gravações de “The Mountain”, a ser lançado em 20 de março de 2026.
Em entrevista ao tabloide britânico The Sun, Albarn contou que as sessões funcionaram como catarse. Segundo ele, duas viagens a Varanasi, na Índia, mudaram a visão do grupo sobre morte: “A cultura indiana encara o fim da vida de forma positiva, ao contrário da Inglaterra”, disse o vocalista. Durante a estadia, Albarn nadou no rio Ganges, assistiu às cremações nas margens e espalhou as cinzas do pai no local. Essa vivência rendeu a arte do álbum, cujo título aparece escrito em devanágari.
Sem clipes prévios, a banda prepara uma produção audiovisual de oito minutos para acompanhar o lançamento. “Acho que os fãs vão gostar de cada detalhe”, afirmou Albarn.
Com faixas em inglês, hindi, árabe, espanhol e iorubá, “The Mountain” traz participações de Johnny Marr, Sparks, Joe Talbot, Black Thought, Yasiin Bey e Paul Simonon, entre outros convidados.
Após o lançamento, o Gorillaz faz turnê pelo Reino Unido e Irlanda entre março e abril de 2026, passando por Manchester, Birmingham, Glasgow, Leeds, Cardiff, Nottingham, Liverpool, Belfast e Dublin. Em 20 de junho, o grupo realiza seu primeiro show em estádio no Tottenham Hotspur Stadium, em Londres.




