“Paul McCartney – O Legado” chega ao Brasil

Luis Fernando Brod
2 minutos de leitura
Paul McCartney. Foto: Samir Hussein / WireImage, Getty Images.

A editora Belas Letras anunciou o lançamento de “Paul McCartney – O Legado (Volume 1 – 1969-73)”, a primeira parte de uma série biográfica sobre a carreira de Paul McCartney após o fim dos Beatles. O livro, escrito pelo jornalista e historiador Allan Kozinn e pelo documentarista Adrian Sinclair, aborda o período entre 1969 e 1973.

A obra explora os anos seguintes à separação dos Beatles, oficializada em abril de 1970. O livro mostra como McCartney superou a depressão, consolidou sua vida familiar com Linda e os filhos, formou a banda Wings e lançou álbuns como “Band on the Run”.

“O Legado” é resultado de entrevistas, documentos inéditos e pesquisa de campo. A publicação detalha as batalhas jurídicas entre os ex-Beatles e a rivalidade nas paradas de sucesso, quando singles de Paul, John, George e Ringo competiam. O livro também aborda a recepção de álbuns como “Ram”, que gerou críticas de John Lennon a músicas como “Too Many People”.

O processo criativo de McCartney no estúdio também é retratado. O engenheiro Robin Black descreve a surpresa ao ver o músico gravar todos os instrumentos sozinho. “Nunca, jamais eu tinha visto alguém entrar e tocar todos os instrumentos… Acho que ele só seguia a sensação. Se soasse certo, dizia apenas: ‘Ficou bom. Agora vou fazer esse overdub’. Foi espantoso ver um mestre trabalhando”, afirmou Black.

A obra revela ainda aspectos do cotidiano de McCartney e Linda, como o uso de um escritório em Londres para enviar pacotes de haxixe disfarçados como “fitas cassete” para hotéis durante turnês. A origem do nome Wings, inspirada em uma visão de Paul no hospital durante o nascimento de Stella, também é contada.

“Paul McCartney – O Legado (Volume 1 – 1969-73)” documenta a reconstrução do artista após os Beatles. O livro está em pré-venda em diversas livrarias e chega às lojas a partir de 10 de novembro de 2025.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *