O percussionista do King Crimson Jamie Muir morreu aos 82 anos

Jamie Muir, percussionista que integrou o King Crimson no início dos anos 1970, morreu aos 82 anos em Cornwall, no Reino Unido. O falecimento ocorreu em 17 de fevereiro de 2025, com seu irmão George ao seu lado. A informação foi divulgada por Bill Bruford, ex-baterista da banda, em sua página no Facebook.

“Jamie foi o baterista e percussionista com quem trabalhei no álbum ‘Larks’ Tongues in Aspic’ (1973). Ele teve um efeito vulcânico em mim, profissionalmente e pessoalmente, no breve período em que estivemos juntos – um efeito do qual ainda me lembro meio século depois”, escreveu Bruford. O músico também recordou o comportamento imprevisível do colega no palco. “Podia ser visto escalando torres de som em uma jaqueta de pele de lobo, com sangue de cápsula escorrendo da boca, atirando correntes na bateria. Uma dessas quase atingiu Robert Fripp.”

Muir nasceu em Edimburgo, Escócia, em novembro de 1942. Nos anos 1960, estudou no College of Art da cidade e, inicialmente, se interessou pelo jazz. Começou tocando trombone, mas logo migrou para a bateria, influenciado por nomes como Tony Williams e Pharoah Sanders. O gosto pela improvisação marcou sua trajetória musical. “A primeira vez pareceu realmente perigoso, como algo que exigia trancar as portas e fechar as cortinas. Mas me apeguei a isso como um pato na água”, disse em uma entrevista antiga.

Em 1973, após gravar e excursionar com o King Crimson, Muir deixou abruptamente a banda para se dedicar ao budismo. A decisão pegou os colegas de surpresa. Segundo Bruford, a separação foi tão repentina que ele assumiu que Muir não queria mais contato com os ex-companheiros. Após se afastar da música, o percussionista dedicou-se à pintura, atividade que manteve até sua morte.

Bruford lamentou a perda e celebrou o impacto que Jamie Muir teve em sua vida. “Ele me pareceu um daqueles sobre os quais se pode dizer com sinceridade que era um belo ser humano. Ele fará muita falta. Adeus, Jamie.”

Autor

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Pré-venda LP Jupiter Apple – They’re All Beatiniks

    Apoie o Jornalismo Musical Independente

    Rádio DinamicoFM


    Últimas notícias