Pink Floyd lançou uma edição deluxe de 50 anos do álbum de 1975, “Wish You Were Here”. A reedição chega em vários formatos, como box set deluxe, dois CDs, três LPs em vinil, Blu-ray e versão digital. O lançamento celebra o disco com ações especiais para os fãs.
Para marcar a data, o canal do Pink Floyd no YouTube promove um evento de streaming contínuo durante o fim de semana. A programação inclui faixas clássicas da banda, músicas novas da reedição e outros conteúdos. Os espectadores podem deixar comentários com memórias pessoais e reações às canções.
A banda também firmou parceria com a News & Coffee Studio para abrir lojas pop-up em quiosques da rede em quatro cidades: Londres, Paris, Los Angeles e Barcelona, na Espanha. As lojas funcionam até segunda-feira, 15 de dezembro. Outros pop-ups limitados aparecem em lojas de discos em Berlim e Milão, na Itália.
Em cada local, vende-se uma edição exclusiva do fanzine Brain Damage sobre “Wish You Were Here 50”. São cinco edições disponíveis no mundo todo, com 250 cópias numeradas em cada quiosque. As pop-ups oferecem ainda um LP em vinil branco limitado do álbum, além de itens de mercadoria comemorativa. Todos têm estoque restrito. Mais detalhes estão no site PinkFloyd.com.
No mesmo dia do lançamento, o Pink Floyd estreou no YouTube um visualizer de uma versão instrumental inédita da faixa-título “Wish You Were Here”. A gravação destaca o trabalho de guitarra pedal-steel de David Gilmour.
A reedição de “Wish You Were Here 50” traz o álbum original de cinco faixas, mais nove takes alternativos e demos. Seis das faixas bônus nunca foram lançadas antes.
As versões digital e Blu-ray incluem uma gravação de show com 16 músicas no Los Angeles Sports Arena, em 26 de abril de 1975. Essa apresentação ganha lançamento oficial pela primeira vez.
O Blu-ray contém todas as gravações citadas, com mixes variados do álbum. Entre eles, o primeiro mix em Dolby Atmos, feito por James Guthrie, colaborador de longa data do Pink Floyd. O formato traz ainda filmes de telas de shows da turnê de 1975 e um curta de 2000 dirigido por Storm Thorgerson, cofundador da agência Hipgnosis.
O box set reúne os CDs, LPs e Blu-ray. Ele inclui um LP em vinil claro com apresentações de um show de 1974 no Wembley Empire Pool, em Londres, e uma réplica de single japonês em 7 polegadas com “Have a Cigar” e “Welcome to the Machine”.
O pacote vem com um livro de capa dura, fotos inéditas, um programa de turnê em formato de gibi e um pôster do show em Knebworth.




