Projeto “O Pop é Punk” chega à 4ª edição com versões dos hits que marcaram os anos 1990

Nesta sexta-feira (30) a Grudda Records lançou a 4ª edição da coletânea “O Pop é Punk”, que celebra a música popular brasileira sob o olhar do punk rock e do hardcore. Após as homenagens às décadas de 1960, 1970 e 1980, é a vez do projeto mergulhar nos hits que marcaram os anos 1990.
 
“O Pop é Punk – Anos 90” reúne 25 bandas da cena independente de diversas regiões do país. O repertório, além do rock nacional, passeia com irreverência entre gêneros populares como pagode, sertanejo e axé. Músicas conhecidas na voz de Los Hermanos, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii e Cássia Eller, dividem espaço com Roupa Nova, Raça Negra e Banda Cheiro de Amor, em versões aceleradas.

“Esse contraste é o que dá vida ao projeto. O maior desafio sempre foi traduzir cada música com personalidade, com verdade, sem cair na paródia. A gente queria que cada releitura tivesse alma própria, e ao mesmo tempo respeitasse a memória afetiva que essas canções carregam”, diz Felipe Medeiros, idealizador do projeto. Os anos 90 marcaram profundamente a vida de grande parte das bandas envolvidas — muitos de nós vivíamos essa fase como jovens, com os ouvidos e o coração abertos, então existe uma camada emocional mais densa nesse volume”, revela.
 
Joaquim Roma, vocalista da banda carioca Atox, que gravou uma versão para “Dois” do Paulo Ricardo, diverte-se ao contar que conheceu a canção numa trilha de novela aos oito anos de idade. “Eu adorava essa música. Mais velho fiquei sabendo que o Michael Sullivan, um dos melhores compositores de todos os tempos, compôs a faixa com o mestre da sedução nacional, Paulo Ricardo, na voz”.
 
A capa da coletânea assinada por Paulinho Tscherniak também presta homenagem ao álbum “Dookie” do Green Day, um dos clássicos da década. “O resultado é um convite visual ao caos organizado que a coletânea propõe” conta Medeiros. “Estamos nos aproximando da reta final com essa penúltima edição, já olhando para a próxima, que deve focar nos anos 2000. Depois disso, a Grudda segue com novos projetos que mantêm esse espírito de reinterpretação, mas talvez com outras direções e provocações”.

Ouça abaixo a coletânea na íntegra

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